Diário da Manhã

domingo, 12 de janeiro de 2025

Notícias

MÚSICA : Em nome do pai e sua criatividade artística

02 agosto
09:11 2017

Quinta-feira às 21h30min, músico Luan Fernando – voz e violão – estará apresentando repertório do pai Fernando Cruz

Por Carlos Cogoy

Manter viva a arte do pai, músico pelotense Fernando Cruz. O compromisso marcou o show “Duas gerações no espaço”, apresentado no bar Teus Primos. Nesta semana, nova oportunidade para conhecer o repertório do pelotense, que residia na Alemanha e faleceu há oito anos. Amanhã pós-21h30min, show “Luan Fernando voz e violão” no Diabluras – rua Félix da Cunha 954. Além das composições do pai, Luan também apresentará som autoral, e algumas releituras.

MEMÓRIA – Luan nasceu na Alemanha. Na família, além do pai, também foi influenciado pela avó, professora de música. Outra referência é um tio músico. Quando o pai faleceu, Luan Fernando estava com dez anos. Com a perda, intensificou-se a dedicação ao violão. Autodidata, menciona que teve breves orientações do pai e avó. Luan acrescenta: “Sempre lutei sozinho e, até uns dois anos atrás, era um hobby, mas senti o dever de levar a música do pai adiante, não deixar que morresse junto com ele”.

Luan Fernando apresentará show no Diabluras

Luan Fernando apresentará show no Diabluras

PAI – Sobre Fernando Cruz, o filho menciona: “O principal projeto, ainda mais importante do que o CD autoral, é levar adiante a música do pai, mantê-la viva. Ele foi um músico extraordinário, começando a carreira desde muito novo. Com nove anos já tinha uma banda chamada ‘Os Abcdários’, embora fosse uma banda infantil e sem ideais profissionais, já mostrava o grande músico que estava por vir. Começou tocando em bares na cidade, como estou fazendo. Até que, convidado por amigo, surgiu a oportunidade de ir para a Alemanha. Com ele, foram alguns músicos que o acompanhavam nas apresentações pelos bares. Era a época na qual a churrascaria Lobão tinha música ao vivo, e ainda existia o restaurante ‘Prata da Casa’. Na Alemanha, a carreira dele começou a andar de verdade. Ele contratou músicos tão bons quanto, e foi criado um grupo chamado ‘Tempero’. A ideia era levar o ritmo brasileiro para o exterior. Eles tocavam da lambada ao reggae, bem como misturas com jazz, influências da MPB, e também muito samba. É difícil esclarecer perfeitamente o gênero que ele tocava porque era uma mistura muito bacana e algo inovador, onde o saxofone era jazzístico, o baixo era um groove, guitarra swingada, um verdadeiro espetáculo. Além da experiência com uma banda chamada ‘Lua’. deixou muitos trabalhos autorais, como fitas cassetes, CD de estúdio, CD ao vivo e até mesmo disco de vinil, Ele foi um profissional muito conceituado na classe artística. Posso dizer que o mundo foi pequeno para ele. Felizmente, teve um reconhecimento muito bacana. Então, com base nesse legado, torno a dizer que não posso deixar a música dele acabar. Por isso, é o projeto mais importante pra mim”.

MÚSICO – O jovem Luan está se dedicando profissionalmente à música. Além dos bares, tem tocado em eventos como formaturas, casamentos, aniversários e confraternizações. Além da apresentação voz e violão, ele também dispõe de projeto acompanhado de banda. Ainda definindo a agenda de shows neste mês, informa que estará tocando no Mercado, Bar da Lua, Bierlager. Contatos: 9 9171.2087; 3026.2846. Facebook Luan Fernando, Instagram @luanfernandou.v, e e-mail: [email protected]

Montagem aproxima Luan e o pai Fernando falecido em 2009

Montagem aproxima Luan e o pai Fernando falecido em 2009

Duas gerações no mesmo disco

Residente no bairro Fragata, Luan Fernando mira a formação superior em música. Outro projeto é o lançamento de disco autoral. “Estou gravando um CD autoral, que também terá homenagem ao pai. Trata-se de valorização da sua criatividade artística. Então serão regravadas, com a minha versão, três músicas do repertório dele. Já as minhas composições variam muito na questão do gênero, assim como o meu gosto. No disco teremos faixa com reggae, samba, rock e MPB. Costumo ressaltar que será um CD para todos os gostos. E o foco do CD é a versatilidade, procurando agradar diferentes públicos, e também expressar as minhas preferências, que são bastante variadas. Como o CD é solo e totalmente independente, através de muita luta, é que está em processo de desenvolvimento”. Algumas das músicas de Luan, podem ser ouvidas no “YouTube”, e no “soundcloud”. Nalgumas gravações, a partcipação do amigo Elvis Barboza.

 

INFLUÊNCIAS artísticas de Luan Fernando: “Tenho uma grande pluralidade para gostos musicais e gêneros. Executo do samba ao rock, reggae, pop, MPB, variando muito os gêneros, mas destaco como influências o trabalho do meu pai Fernando Cruz, Charlie Brown Jr., Djavan, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Tim Maia, Cazuza, Legião Urbana, enfim, são muitos pilares na minha vida, sem contar a parte internacional. Inclusive já tive banda cover do ‘Nirvana’. Então me identifico muito com o rock internacional também, americano, britânico, blues e jazz”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções