Diário da Manhã

terça, 24 de dezembro de 2024

Notícias

MÚSICA : Instrumento de cordas Ukulele em aulas virtuais e presenciais

MÚSICA  : Instrumento de cordas Ukulele  em aulas virtuais e presenciais
31 março
09:03 2022

Professor Duglas Bessa ministra as aulas de Ukulele

Por Carlos Cogoy

Pulga saltitante, tradução popular do havaiano, identifica o instrumento de cordas Ukulele. Com quatro cordas, o tradicional instrumento da cultura havaiana, tem sido utilizado por músicos como Eddie Vedder – vocalista do Pearl Jam -, Paul McCartney, Jack Johnson, Taylor Swift e Banda Beirut. Determinados acordes podem ser feitos, com um ou dois dedos, e a sonoridade oferece singularidades. Observações do músico e professor Duglas Bessa, que está divulgando as aulas para o aprendizado do Ukulele. Integrando o projeto Violão Andante, que oferece aulas nos níveis iniciante e intermediário, Duglas também está ministrando aulas sobre o instrumento havaiano. O aprendizado acontece, tanto na modalidade online, através de plataforma de vídeo, quanto presencial. Na casa do aluno, a aula pode ser individual, duos, trios ou grupos. Informações: (53) 9 9948.5367. E-mail: [email protected]

UKULELE – Duglas acrescenta sobre as aulas de Ukulele: “Como ancestrais do Ukulele, o Braguinha e o Machete, instrumentos oriundos da Ilha da Madeira. A família do Ukulele é composta por instrumentos de vários tamanhos. Do menor ao maior, o soprano, concert, tenor e o barítono. Possui quatro cordas de náilon. A corda mais grave, não aparece de maneira ascendente no instrumento, trazendo um timbre bastante particular. Músicos de culturas distintas, introduziram o instrumento no seu contexto. No Brasil, muitos compositores, e intérpretes populares, passaram a utilizar o Ukulele em sua ambiência musical, colaborando com a popularização do instrumento no País. É um instrumento dinâmico, que permite releituras musicais trazendo uma sonoridade bastante peculiar”.

TÉCNICA – Em relação ao aprendizado, Duglas menciona: “O estudo de um instrumento musical é permanente. Cumprem-se ciclos de aprendizagem. Então, depende do objetivo do aluno com o instrumento. Minha dedicação é para torná-lo independente na produção dos seus objetivos. Assim, para que, com a prática, consiga fazer relações teóricas, harmônicas e técnicas, buscando a sua personalidade de interpretação ou composição, se for o objetivo. Em relação ao Ukulele, em poucas aulas já é possível, começar a formar um repertório básico. Obviamente, depende muito da dedicação e interação do aluno com o instrumento. O aluno decide quanto poderá investir economicamente no seu aprendizado, e definir a quantidade de aulas semanais. Para melhor absorção dos elementos musicais, no mínimo uma aula semanal. Outro aspecto, é a necessidade do instrumento, para além das aulas semanais, o que facilitará a evolução. A estrutura do Ukulele não se assemelha com a do violão. É um instrumento bastante popular em lojas de instrumentos musicais, e o valor é bem acessível”.

Natural de Herval, Bessa está radicado em Pelotas desde 1994, e durante período presidiu o Sindicato dos Municipários (SIMP).

Comentários ()

Seções