MÚSICA : Noite de blues no espaço “Bloco” bar, tatoo e arte
Quinta às 20h30min, “Bloco de Blues” com Ícaro Chaves e Cesar Lascano
Por Carlos Cogoy
Som autoral, clássicos e tendências do blues, numa noite especial. Com Ícaro Chaves (violão e guitarra), e Cesar Lascano (gaita e violão), na quinta às 20h30min acontece a abertura do projeto “Bloco de Blues”. Com a curadoria de Lascano, a iniciativa é da equipe do espaço Bloco Bar Tatoo e Arte – rua Antônio dos Anjos 1.020 -, entre as ruas Santos Dumont e Professor Araújo. Conforme Lascano, na segunda quinta do mês, o local estará recepcionando convidados, que estarão tocando blues e jazz. A jam session será com entrada franca, mas no decorrer da apresentação os músicos estarão solicitando contribuição.
ÍCARO Chaves é riograndino e, autodidata, consolidou-se como guitarrista de blues há dezessete anos. A partir de 2009, passou a tocar e cantar na banda Blues & Destilados. O grupo realizou inúmeros shows em Rio Grande, e também em bares e espaços da Zona Sul. Na trajetória do instrumentista, conforme divulga, influências do blues rural e também urbano. Nas formações musicais, tanto a proposta acústica como elétrica. Entre as referências: Robert Johnson; Muddy Waters; Howlin’ Wolf; BB King; Lightnin’ Hopkins; Little Walter. Com a Blues & Destilados, houve a gravação de disco, que apresenta releituras de clássicos do Blues. Ícaro também gravou disco solo, onde mescla releituras e composições próprias. Em fase recente tem se dedicado ao show solo “From Delta to Chicago”, percorrendo os Estados do sul e sudeste do País. Também esteve tocando na Argentina e Uruguai. Atualmente, Ícaro Chaves també prepara o primeiro disco inteiramente autoral.
LASCANO é compositor, músico e escritor. Profissional da música há dez anos, César Lascano lançou o disco autoral “Ruas Cruas” em 2014. Como autor, neste ano lançou o livro “Contos da Arquibancada”, que mescla ficção e realidade, abordando sobre episódios que marcaram o Grêmio Esportivo Brasil. O volume que reúne treze contos e cinco crônicas, tem atraído leitores em diferentes regiões do País, bem como no exterior.
BLOCO – A equipe do espaço acrescenta: “Somos o Bloco, um local único em Pelotas que une quatro paixões: bar; rango; tattoo e arte. Com uma carta de cevas e drinques para todos os gostos e bolsos, cardápio de rangos para petiscar e compartilhar, e uma boa música. O espaço de artes é comandado pelo Gordo Muswieck, e o estúdio de tattoo pelo Arthur MFO. Juntos queremos oferecer uma experiência multicultural, onde as pessoas se sintam em casa. Somos um lugar onde pessoas distintas convivem e se conectam”.
E sobre o Bloco de Blues: “A ideia é reunir músicos com a vibração, a energia e a força dos baluartes máximos da música negra norte-americana, o jazz e o blues. Tudo isso, é claro, com uma pegada bem nossa, cheia de identidade, com atrações de Pelotas e também de outras cidades. Na estreia, dia 12, o convidado é ninguém menos do que Ícaro Chaves, um autêntico bluesman, com passagens por vários festivais nacionais e internacionais de Blues, além é claro de várias outras participações especiais”.