Diário da Manhã

quarta, 01 de dezembro de 2021

Notícias

MÚSICA : Pelotense é semifinalista de festival da Aliança Francesa

21 outubro
08:39 2021

Sábado às 21h30min, Mariza Zanini concorre com a “Canção da Corday”

Por Carlos Cogoy

Professora da UFPel no curso de letras – português e francês -, Mariza Zanini é autora da versão francesa para a música “Canção de Corday”, criação do compositor e escritor Paulo Gaiger. Professor do curso de teatro da UFPel, Gaiger compôs a música para a montagem da peça “Marat Sade” – adaptação atualizada -, de autoria de Peter Weiss (1916/1982). Em 2019, a música teve uma primeira gravação, na voz da atriz que interpretou a personagem “Corday” na montagem teatral. Após a versão em francês, que também contou com a participação de Luísa Vargas e de Fernanda Fernandes, Gaiger sugeriu à colega Mariza Zanini, que participasse do 14º Festival da Canção Aliança Francesa 2021. O arranjo recebeu algumas adaptações, e a música foi selecionada para a semifinal no Estado. A etapa, reunindo dez músicas, será no sábado ás 21h30min, com transmissão ao vivo pela TVE, FM Cultura, e canal da Aliança Francesa de Porto Alegre no Youtube.

Grupo Intersecção: Felipe Vargas, Mariza Zanini e Francisco Vargas

MARAT SADE – Jean-Paul Marat (1743/1793), um dos líderes da Revolução Francesa, foi assassinado por Charlotte Corday enquanto estava na banheira. A imagem tornou-se icônica, e foi interpretada por pacientes do Hospício de Charenton, sob a orientação do escritor Marquês de Sade (1740/1814), no século 19. A cena é a base para a peça de “Marat Sade”, cuja montagem com direção de Paulo Gaiger, ocorreu em 2017, como trabalho elaborado para as disciplinas de montagem teatral do curso de teatro da UFPel.

FESTIVAL terá final nacional no dia 27 de novembro. Os três primeiros da semifinal de sábado, estarão classificados. Além disso, também receberão premiações. Para o primeiro lugar, viagem a Paris com cinco noites de hospedagem, e quatro horas de gravação no estúdio Audio Porto, bem como uma bolsa de estudos, com duração de um ano na Aliança Francesa em Porto Alegre. Para o segundo lugar, visita à adega Chandon, com degustação de espumantes, jantar na Hostaria Casacurta, e pernoite no Hotel Casacurta em Garibaldi, e bolsa de estudos na Aliança Francesa. Já o terceiro, jantar especial para duas pessoas, e bolsa de estudos A.F.

Jackson Spindler (acordeon), Luke Faro (bateria), Mariza Zanini, Paulo Gaiger, Angelo Primon (violão), Mario Carvalho (produtor da versão original) e Bruno Vargas (baixo)

CANTORA Mariza Zanini tem trajetória de participação em corais, como da então ETFPel, UCPel e UFPel. Atualmente integra o grupo Vox, sob regência de Carlos Oliveira. Também participa do Grupo Intersecção, com Felipe Zanini Vargas e Francisco Eduardo Vargas. Ela menciona sobre a expectativa com a semifinal: “Será a minha primeira participação em uma competição, usando minha voz de cantora-intérprete. E está sendo uma experiência muito bonita, emprestar meu corpo e minha voz, para essa personagem forte que é Corday. Uma mulher que chama para si a responsabilidade de se vingar da traição cometida por Marat aos ideais revolucionários. O contexto é o período do terror na história da Revolução Francesa. A peça teatral e sua adaptação, são uma obra de ficção livremente inspirada em personagens reais daquela época”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções