MÚSICA : Show “Acalantos” com a arte de Katya Teixeira
Nesta sexta às 21h, estreia do espetáculo “Acalantos” no canal Katya Teixeira
Por Carlos Cogoy
Seis discos, três singles, e várias participações em CDs, a paulistana Katya Teixeira, destaca-se como compositora e instrumentista. Idealizadora do “Dandô Circuito de Música Dércio Marques”, Katya já esteve tocando algumas vezes em Pelotas e Pedro Osório. Finalista na categoria “artista raiz” no Prêmio Profissionais da Música em 2017, e indicada ao Prêmio da Música Brasileira, ela está divulgando novo espetáculo. E a estreia de “Acalantos” acontece nesta sexta às 21h. Na apresentação online, Katya é acompanhada pelo companheiro e músico André Venegas. Em destaque a participação da contadora de histórias, atriz e arte-educadora Nani Braun, que abre o “Acalantos”, e também participa no intervalo do show. Com quase uma hora de duração, o espetáculo conta com recursos da Lei Aldir Blanc, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo paulista. Para assistir, acesse o Katya Teixeira br no Youtube.
SHOW – Com quase três décadas de carreira, Katya e Venegas, revezam-se em flautas indígenas, apitos mapuche, caja coplera argentina, berimbau de boca, kalimbas africanas, violas de cocho e de cabaça, charango andino, rabecas, violões requinto e tercino, guitarra transpuesta. O duo divulga: “O repertório traz músicas inéditas como ‘No Arco da Madrugada’ , de Consuelo de Paula e Kátya Teixeira, e ‘Dorme, meu amor’, de Kátya Teixeira e João Evangelista Rodrigues, além de composições de Luis Perequê, Luiz Vieira, Jean Garfunkel e Renato Consorte, Rosinha de Valença, bem como o clássico ‘Tristeza’, dos irmãos Nuñes, que ficou conhecido na voz de Mercedes Sosa, passando por sonoridades luso-brasileiras de cantigas tradicionais como ‘Senhora Santana’ e ‘Dorme meu menino’ e a ‘Canção de embalar’ de Zeca Afonso. Há ainda ‘Toke na Mitã’, canção em guarani composta por Anabel Andrés e Jera Guarani”. Neste ano, Katya também estará lançando “Canções pra Despertar”. Na internet: katyateixeira.com.br
DANDÔ – O circuito de música Dandô que homenageia o mineiro “Dércio Marques” (1947/2012), é coordenado por Katya. Após o falecimento do artista que chegou a vir a Pelotas e Pedro Osório, a compositora e intérprete paulista, idealizou um circuito para a valorização dos músicos da arte de raiz. A ideia consiste no intercâmbio entre compositores e cantores que, através de produções colaborativas, percorrem o País. O projeto expandiu, transcendeu fronteiras, e tornou-se internacional. Na essência, porém, mantém a simplicidade e delicadeza. Em cada cidade, as atrações artísticas são recepcionadas por anfitriões locais.