MÚSICA : Sobre Rodas de Choro e Chimarrão acontece hoje na Biblioteca
Hoje, às 20h acontece na Biblioteca Pública de Pelotas (Praça Coronel Pedro Osório, 103) SOBRE RODAS DE CHORO E CHIMARRÃO – CONECTANDO MANIFESTAÇÕES CULTURIAS.
Além da apresentação de músicas de compositores famosos do Choro, a iniciativa promoverá o diálogo sobre aspectos folclóricos do chimarrão e fruição do gênero musical e oficinas de música quando serão abordadas teoricamente as histórias do chorinho que envolveu músicos gaúchos e execução de partituras.
Idealizado por Pedrinho Figueiredo e Samuca do Acordeon, o “Sobre Rodas de Choro e Chimarrão” conta com um regional formado por Fernando Sessé (pandeiro), João Vicente Macedo (violão de 7 cordas), Fábio Azevedo “Cabelinho” (cavaquinho), Pedrinho Figueiredo (sax soprano e flauta) e Samuca do Acordeon (acordeon). Os textos do material gráfico são de Heleno Cardeal e Arthur de Faria. As fotos que ilustram a exposição portátil são de Eduardo Rocha. O projeto gráfico da iniciativa é assinado pela Visual Agência.
O PROJETO
O “Sobre Rodas de Choro e Chimarrão – Conectando manifestações culturais”promove encontros que envolvem música, palestra, oficinas, distribuição de livreto com histórias e partituras, e uma exposição portátil com fotos de Eduardo Rocha. Utilizando hábitos populares tradicionais – a “roda de chimarrão” e a “roda de choro” – estabelece a conexão entre estas manifestações culturais, enaltecendo a participação dos músicos gaúchos no movimento nacional do chorinho. A produção é de Rosane Furtado.
OFICINA:
As oficinas serão ministradas pelos músicos Solistas Pedrinho Figueiredo e Samuca do Acordeon e os músicos acompanhantes: Fernando Sessé (pandeiro), João Vicente Macedo, Fábio Azevedo “Cabelinho”, Pedrinho, quando farão uma abordagem dobre os instrumentos e como eles podem ser utilizados em composições como o chorinho. Serão duas horas de oficina e cada participante receberá um Libreto do projeto onde conta uma breve história de cada compositor que está sendo executado no show, sempre gratuitas.