Diário da Manhã

quinta, 09 de janeiro de 2025

Notícias

MÚSICA SOLIDÁRIA : Som autoral na live que apoia o grupo “Parceiros na Caridade”

MÚSICA SOLIDÁRIA :  Som autoral na live que apoia  o grupo “Parceiros na Caridade”
15 junho
08:48 2021

Nesta terça às 20h, live de aniversário da compositora e cantora Rita Mauch

Por Carlos Cogoy

Natural de Uruguaiana, ela nasceu no mesmo ano da consagrada Califórnia da Canção Nativa. A música despertou ainda na infância, admirando o pai que tocava gaita e violão. Na mocidade, algumas anotações que ainda não eram letras. Como estudante de direito em Santa Maria, Rita Mauch lembra que chegou a começar, como intérprete, numa banda de MPB. A música, porém, perdeu espaço para a carreira jurídica. Mas foi no escritório de advocacia que, ao conhecer a professora de canto Ju Vargas, motivou-se à retomada da dedicação à música. Assim, desde 2017, Rita Mauch concilia os afazeres profissionais, com o bacharelado em canto na UFPel, e as composições musicais. E já são trinta, sendo que doze estarão no primeiro disco “Este Senhor”, que terá lançamento em agosto. Para apresentar o som autoral, e celebrar o aniversário, ela nesta terça promove uma live às 20h. A apresentação terá conotação solidária, pois inúmeros itens doados por amigos e comerciantes, poderão se adquiridos durante a live. Toda a arrecadação será destinada à Casa da Criança Amparo de Fátima, e grupo “Parceiros na Caridade” que, aos domingos, oferece mais de duzentas refeições no Parque Dom Antônio Zattera.

Rita prepara o disco “Este Senhor

SOLIDARIEDADE – A live será transmitida via Facebook, acessando Rita Pereira Mauch. A cantora será acompanhada pelos violonistas Leonardo Pinho e Rafael Antunez. Como houve dezenas de doações, durante a apresentação serão oferecidos cinco lotes com brindes. Em cada lote, em torno de sete itens como: livros; doces; tortas; utilidades domésticas; brinquedos; bijuterias; arranjo floral; limpeza de pele; corte e hidratação de cabelo; prestação de serviços. Rita informa que, antes de cada bloco musical, será apresentado um dos lotes. Enquanto ela canta, público pode informar os lances nos comentários. Ao fim do bloco, é indicado quem arrematou o item. O valor será enviado via Pix, para as entidades beneficiadas. Quem não desejar adquirir os itens, pode doar o valor que dispor. “É minha festa de cinquenta anos, e o melhor presente é a assistência do público, e o bem que possamos fazer, a quem muito necessita de alimentos e cuidados”.

MÚSICA GAÚCHA – Em relação à sonoridade, Rita Mauch menciona: “Creio que minhas músicas são uma mescla de estilos e ritmos. São bastante ecléticas, contemporâneas, às vezes viscerais, e trazem, sim, componentes do nativismo que amo desde guria, seja nos ritmos ou na poesia. Não há limites definidos. Ela poderá transitar em vários estilos para entregar o que o coração decidir, flertando, possivelmente, com o que chamamos de música popular gaúcha, em linha bem aberta”.

INFLUÊNCIAS da compositora e intérprete: “Meu pai foi minha primeira grande influência. Cantava Nelson Gonçalves, Sílvio Caldas, Lupicínio, Gardel, alguns sambinhas, muitas marchinhas, músicas católicas. Mas também considero que fui influenciada por muitos compositores e cantores como: Vinícius; Toquinho; Tom Jobim; Milton Nascimento; Chico; Gonzaguinha; Elis; Leila Pinheiro; Roupa Nova; João Bosco; João Gilberto; Beto Guedes; Almir Sater; Oswaldo Montenegro; Marisa Monte; Adriana Calcanhoto; Violeta Parra; a inigualável Mercedes Sosa. Há muito mais, pois, depois me interessei por música espanhola e portuguesa. Sou de escuta variada e há pouca coisa que não me cai bem ao ouvido”.

DISCO de estreia “Este Senhor”, começou a surgir no início do ano passado. Rita Mauch havia perdido o pai em dezembro de 2019 e, com o projeto do disco, procurava um alento diante da tristeza. “Tenho a mania de transformar dor em amor e gratidão. Então o CD traz temas fortes, mas tratados poeticamente e com muita delicadeza”, diz. As gravações ocorreram no estúdio Caminante de Rui Carlos Ávila. Para conhecer mais sobre o repertório, acesse Rita Mauch no Youtube.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções