Diário da Manhã

terça, 07 de janeiro de 2025

Notícias

MÚSICA : Workshop de violão e guitarra

MÚSICA  : Workshop de violão e guitarra
04 outubro
10:42 2022

Domingo às 16h, guitarra blues com Ícaro Chaves

Por Carlos Cogoy

O segundo workshop de música no espaço Bloco – rua Antônio dos Anjos 1.020 -, acontece no domingo a partir das 16h. Conforme divulga Cesar Lascano, a programação contará com o instrumentista Ícaro Chaves. No evento, ele estará abordando sobre violão e guitarra blues. O investimento é de R$30,00, e o pagamento pode ser feito através da plataforma Sympla.

BLOCO – Com trajetória reconhecida pela qualidade musical, Ícaro tocou na abertura do projeto “Bloco de Blues”, que teve início em agosto de 2021. Em maio deste ano, acompanhado do baterista Stefano Rosa, ele voltou ao Bloco. Em pouco mais de um ano, o “Bloco de Blues” já teve 26 edições. A ideia está consolidada, como espaço ao blues e jazz. Já a programação com workshop é mensal, e a abertura ocorreu ao fim de agosto, com os bateristas Dudu Machado e César Gularte.

WORKSHOP – Sobre a iniciativa, Lascano acrescenta: “Depois do sucesso da primeira edição, anunciamos mais um grande workshop no Bloco. O nosso segundo encontro acontece novamente num domingão, dia 9 de outubro. Dessa vez, teremos a honra de receber o nosso amigo Ícaro Chaves, para um baita workshop de violão e guitarra Blues. O conteúdo extenso e qualificado, será ministrado por um músico que tem grande currículo e trajetória no gênero. Os encontros seguirão ocorrendo em média, uma vez ao mês, até o fim do ano. A cada edição, diferentes palestrantes , abordando variados instrumentos e temáticas. E o melhor: sempre a um preço bastante acessível”.

MÚSICO Ícaro Chaves é riograndino e, autodidata, consolidou-se como guitarrista de blues, que tem tocado há dezoito anos. A partir de 2009, passou a tocar e cantar na banda Blues & Destilados. O grupo realizou inúmeros shows em Rio Grande, e também em bares e espaços da Zona Sul. Na trajetória do instrumentista, conforme divulga, influências do blues rural e também urbano. Nas formações musicais, tanto a proposta acústica como elétrica. Entre as referências: Robert Johnson; Muddy Waters; Howlin’ Wolf; BB King; Lightnin’ Hopkins; Little Walter. Com a Blues & Destilados, houve a gravação de disco, que apresenta releituras de clássicos do Blues. Ícaro também gravou disco solo, onde mescla releituras e composições próprias. Em fase solo, dedicou-se ao show “From Delta to Chicago”, percorrendo os Estados do sul e sudeste do País. Também esteve tocando na Argentina e Uruguai. Ícaro Chaves está prepararando o primeiro disco autoral.

Comentários ()

Seções