Mutirão na estrada do Pontal da Barra
Os últimos dias têm sido de reconstrução para as regiões mais atingidas pelas cheias, em Pelotas. No sábado, quatorze caminhões de material foram descarregados na estrada que dá acesso à Barra, um dos locais mais comprometidos com as chuvas de outubro, para a recuperação do local.
A operação especial de fim de semana, que deu continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado desde a última quarta-feira, reúne forças das secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), de Obras e Pavimentação (Smop), de Desenvolvimento Rural (SDR), e Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), para agilizar o processo. No local, um rolo compactador, quatro retroescavadeiras e duas patrolas estarão sendo operadas, numa força-tarefa.
Diretor executivo da SSUI, Jeferson Dutra explica que estas obras de recuperação e melhorias são consideradas de emergência, e que o trabalho não vai parar até que os locais atingidos estejam completamente reestruturados.
AS CHEIAS oriundas das chuvas do mês de outubro, invadiram e destruíram a estrada de acesso à Barra, isolando aquela comunidade. Os loteamentos Valverde, Novo Valverde e Pontal da Barra, assim como diversas vias de 60 quarteirões, foram tomados pelas águas espraiadas do canal São Gonçalo, que chegou a atingir a marca de 2,20 metros (o nível considerado normal para outubro é 1,20 metro). A profundidade da Lagoa dos Patos também triplicou no mesmo período.
SSUI inicia limpeza de fossos e valetas
As equipes de drenagem da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) iniciaram ontem o serviço de limpeza e retirada de plantas e dejetos das valas e valetas na praia do Laranjal. Os servidores da regional já tinham realizado roçado para facilitar o trabalho que viria posteriormente.
À tarde o grupo estava na região do Pontal da Barra até a rua Paulo de Souza Lobo. A realização da limpeza segue nos próximos dias até que seja efetuada em toda a praia.