Diário da Manhã

domingo, 05 de maio de 2024

Notícias

Mutirão para exames de prevenção ginecológica

22 agosto
09:11 2017

Procura de pacientes triplicou com a iniciativa

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Sansca, na Castilho, fez um mutirão de exames preventivos contra o câncer de colo de útero na última sexta-feira. Apenas no turno da manhã, mais de 30 mulheres foram atendidas. O número é o triplo do registrado mensalmente no postinho para esse serviço.

De acordo com o chefe da UBS, enfermeiro Alexandre Viola, agentes de saúde fizeram um levantamento informal com as moradores da região e constataram que grande parte delas não estava em dia com o exame citopatológico. “Muitas nunca tinham feito na vida a coleta. O procedimento é rápido e pode prevenir o câncer”, explicou.

ENFERMEIRO Alexandre Viola chefia a UBS

ENFERMEIRO Alexandre Viola chefia a UBS

Moradora do Centro, a doméstica Rosane de Carvalho, de 51 anos, contou que não fazia o exame há mais de 20 anos. “Tive quatro filhos e depois disso nunca mais. Mas estou aqui porque é importante se cuidar”, ponderou.

Após o exame, a equipe da UBS encaminha a coleta à Secretaria de Saúde (SMS), que envia ao laboratório conveniado. O resultado chega em 30 dias. “O único custo que a paciente tem é o de vir até o postinho”, reforça o enfermeiro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções