NA ILHA DA MAGIA : Brasil precisa surpreender
Com time descaracterizado, o Xavante espera construir uma façanha para vencer o Figueirense
O Brasil tem mais uma chance de ganhar a primeira partida fora de casa na Série B do Campeonato Brasileiro de 2018. Nesta sexta-feira, às 19h15, o time rubro-negro irá enfrentar o Figueirense pela 23ª rodada da competição. E vai precisar de uma façanha no Orlando Scaperlli, porque o técnico Gilmar Dal Pozzo escalará um time bem diferente do que vinha jogando nas últimas partidas. Apenas quatro titulares devem estar em campo: Marcelo Pitol, Tiago Cametá, Pereira e Lourency.
Nove jogadores ficaram fora da delegação. Leandro Leite e Luiz Eduardo estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Maicon Assis e Bruno Collaço se encontram lesionados. Eder Sciola, Leandro Camilo, Rafael Dumas e Itaqui serão preservados por estafa física. Já Kaio está com uma infecção respiratória.
O diretor executivo de futebol, Carlos Kila, explica a estratégia de preservar jogadores nesse jogo em Florianópolis. “Não foi uma decisão só do Gilmar (Dal Pozzo), mas de todo o departamento e futebol, da diretoria. Não é possível jogar três jogos sem seis dias”, afirmou referindo-se a maratona recente da equipe: terça-feira, o Brasil empatou por 0 a 0 com o Paysandu, joga hoje com o Figueirense e segunda-feira enfrenta o Coritiba no Bento Freitas.
A escalação do time é uma incógnita. O certo é que o Brasil terá uma postura diferente. Vai aproximar as linhas e jogar no contra-ataque, tentando explorar os erros do adversário. O Xavante está na zona de rebaixamento, ocupando a 18ª colocação, com 24 pontos.
Figueirense
O técnico Milton Cruz não poderá repetir a escalação da vitória por 2 a 0 diante do Boa Esporte, terça-feira, em Varginha. O meia Renan Mota está suspenso. A vaga pode ser ocupada por Felipe Amorim ou Maikon Leite. Já o volante Zé Antônio retorna à equipe, depois de ter cumprido suspensão no jogo passado.
Juninho e Elton deram boa resposta na partida anterior – inclusive, com marcando os gols da vitória – e devem seguir na equipe. O Figueirense é o sétimo colocado, com 33 pontos, mas não tem boa campanha como mandante: quatro vitórias, dois empates e cinco derrotas.
Vem atacantes
Com a definição de quem passa para a semifinais da Série C do Brasileiro e, por consequência, de quem sobe para a segunda divisão nacional neste fim de semana, o Brasil deverá definir pelo menos uma contratação. A prioridade é reforçar o ataque. Um centroavante deve ser o primeiro a ser anunciado, mas vem também um atacante de lado, que, de preferência, jogue pela extrema direita.
A diretoria xavante estuda ainda a hipótese de contratar mais um meio-campista. O prazo para encerramento de inscrição de jogadores, visando o restante da Série B, fecha no dia 18 de setembro. O Brasil vasculha o mercado, especialmente acompanhando a Série C.
SÉRIE B – Além da partida entre Figueirense Brasil, em Florianópolis, outras duas partidas serão realizadas nesta sexta-feira na abertura da 23ª rodada. O Coritiba, que não consegue sair do meio da tabela de classificação, irá enfrentar o Oeste no Couto Pereira, às 19h15. Mais tarde, às 21h30, o Atlético/GO joga diante do CRB no estádio Antônio Aciolly, em Goiânia. A equipe alagoana é mais uma que luta contra o rebaixamento.
FIGUEIRENSE
Dênis
Matheus Ribeiro
Nogueira
Cleberson
João Paulo
Zé Antônio
Pereira
Felipe Amorim (M. Leite)
Gustavo Ferrareis
Juninho
Elton
Técnico: Milton Cruz
BRASIL
Marcelo Pitol
Tiago Cametá
Nirley
Heverton
Alex Ruan
Zé Augusto
Gilson
Valdemir (D. Miranda)
Pereira
Lourency
Léo Bahia
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
- Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis
- Data: 24/8/2018 (sexta-feira)
- Horário: 19h15
- Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
- Assistente: Luiz Souza Santos Renesto (PR) e Luciano Reggenbaun (PR)
- Quarto árbitro: Richard Werner Floter (SC)