NA LINHA DO PAQUE : Brasil arranca com vantagem
A vitória de 1 a 0 diante do São Paulo garante a classificação do time xavante com empate no Bento Freitas
O Brasil arrancou com vantagem no confronto com o São Paulo pela primeira fase da Copa Fernandão. Jogando no Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, nesta quarta-feira, mas como mandante do jogo, o time rubro-negro venceu por 1 a 0. Como não levou gol nessa partida, o Xavante só será eliminado na partida de volta, na terça-feira, no Bento Freitas, se perder pela diferença de dois gols.
O técnico Rogério Zimmermann colocou em campo uma equipe totalmente reserva. Mesmo assim, o Brasil mostrou força para superar as adversidades – inclusive, as das más condições do gramado. Foi também mais uma partida fora de casa, como as três anteriores pelo Campeonato Brasileiro da Série D. “Essa vitória tem que ser valorizada, porque o que tivemos aqui não foi futebol”, destacou o atacante Gustavo Papa.
O Brasil teve uma ótima chance no primeiro tempo, com Éder. Na segunda etapa, a equipe rubro-negra chegou a vantagem. O goleiro Júlio César soltou a bola e Nunes se aproveitou para marcar o gol. Em seguida, o São Paulo teve uma chance clara para chegar ao empate, mas não obteve êxito. O Xavante então segurou o resultado que lhe garante a vantagem neste mata-mata.
“O time jogou quando foi possível e, em alguns locais do campo que não dava para jogar, foi mais objetivo”, comentou o técnico Rogério Zimmermann. Ele destacou o rendimento dos jogadores escalados, os quais não vinham jogando nas últimas partidas. “Foi importante porque esses jogadores mostraram o mesmo ritmo, a qualidade e o mesmo padrão do que a equipe vinha apresentado”.
Copa Fernandão
Só o Brasil dos visitantes, embora fosse o mandante do jogo, ganhou na rodada de ida da Copa Fernandão. O Lajeadense fez a maior goleada e praticamente antecipou sua classificação para a segunda fase da competição. Uma partida será realizada nesta quinta-feira: Guarani/VA x Pelotas.
Os resultados dos jogos de ida: Lajeadense 5×1 Farroupilha, Veranópolis 0x0 Aimoré, Ypiranga 1×0 Juventude, Novo Hamburgo 0x0 Inter, Panambi 1×0 Estância Velha, São José 0x0 Cerâmica, Esportivo 0x0 Garibaldi, Bagé 2×1 Santa Cruz e Brasil 1×0 São Paulo.
A diretoria do Brasil informou ontem que a partida diante do São Paulo deverá ser realizada na terça-feira. Isso porque o Pelotas recebe o Guarani na quarta-feira para o jogo de volta da primeira fase da Copa Fernandão. Já o Farroupilha enfrenta o Lajeadense na quinta.
Ficha Técnica
BRASIL (1)
Anderson; Wender, Ricardo Schneider (Bierhals), Fernando Cardozo e Brock; Nunes, Gustavinho, Léo Dias (Márcio Hahn) e Zotti (Leandro Leite); Éder e Gustavo Papa. Técnico: Rogério Zimmermann.
SÃO PAULO (0)
Julio César; Mateus Ferreira, Guilherme Möller, Uilian Nicoletti e Vavá; Mancha, Márcio Reis, Dudu Mandai e Diego Sapata (Geison); Tiago Rodrigues (Julinho) e Mano Garcia. Técnico: Toquinho.
Local: Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande. Árbitro: Gilmar Nunes dos Santos; assistentes: Luiz Euclides Castiglione e Ilson Marcus Soares. Cartões amarelos: Wender, Gustavinho e Léo Dias (B); Márcio Reis e Mandai (SP). Expulsão: Mancha (SP). Gol: Nunes (27min do segundo tempo).