Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

NA MIRA : Teixeira é investigado pela Fifa

22 outubro
09:06 2015

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, e o alemão Franz Beckenbauer estão na lista de dirigentes investigados pelo comitê de ética da Fifa. Os dois teriam  desrespeitado o “código de ética” da entidade, que vive cercada ultimamente por denúncia e suspeita de corrupção.

foto 3 página 16Os outros investigados são Angel Maria Villar (vice-presidente da Uefa e mandatário da Federação Espanhola), Worawi Makudi (presidente da Federação Tailandesa), Jeffrey Webb (presidente da Concacaf e ex-vice da Fifa), Amos Adamu (diretor da Federação de Futebol da Nigéria) e Eugenio Figueredo e Nicolás Leoz (ex-presidentes da Conmebol). Webb e Figueredo estão presos desde maio na Suíça – na mesma operação que levou o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, para a cadeia.

Também foram citados o presidente da Fifa Joseph Blatter e o mandatário da Uefa, Michel Platini, investigados por um suposto pagamento ilegal de 2 milhões de francos suíços em 2011, e o ex-secretário-geral Jerome Valcke, envolvido em um esquema ilegal de venda de ingressos dos Mundiais. Os três já haviam sido suspensos por 90 dias pelo comitê de ética.

A Fifa não informou o teor das investigações, mas a imprensa inglesa informou que se refere a suspeita da compra de votos na escolha das sedes dos Mundiais de 2018 (Rússia) e 2022 (Catar).

Comentários ()

Seções