NAS SEMIFINAIS : Grupo mais fortalecido
Rafael Farias destaca força do elenco neste momento decisivo
O Pelotas está a dois jogos do tão desejado acesso à primeira divisão. O último obstáculo é o Inter/SM – dia 3 de junho, em Santa Maria; e dia 10, na Boca do Lobo. A consequência da espetacular reviravolta diante do Esportivo é a de dar mais força aos áureo-cerúleos neste momento decisivo. “Foi a vitória do grupo. De um grupo que não se deixou nunca se abalar e quis sempre a vitória e a classificação”, diz o diretor executivo de futebol, Rafael Farias.
Depois de perder por 2 a 0 em Bento Gonçalves, a classificação para as semifinais foi colocada em dúvida. Menos no vestiário do Pelotas. “Sempre tivemos um vestiário (significa unidade de grupo) muito forte e o grupo se uniu ainda mais nesta última semana”, assegura Farias. “Chegamos muito fortes à decisão, mas não ganhamos nada ainda. Vamos ter duas semanas de muito trabalho e concentração”, completa.
O Pelotas vai enfrentar um adversário conhecido. Há respeito ao Inter/SM, especialmente pelo modelo de jogo implantado pelo técnico Vinícius Munhoz, que se encontra no clube desde o ano passado. O retrospecto do Lobão não é de vantagem sobre o time de Santa Maria nestes dois anos. Em 2017 houve empate por 0 a 0 na Boca do Lobo e derrota por 1 a 0 no Presidente Vargas. Nesta temporada, o time de Paulo Porto perdeu por 3 a 0 fora de casa, mas ganhou por 1 a 0 em Pelotas.
“O Inter é um time que trabalha muito a posse de bola, mas aqui em casa nós marcamos eles em cima e tivemos o controle do jogo”, lembra Rafael Farias, citando a partida do dia 7 de abril. O dirigente destaca a importância de decidir o confronto na Boca do Lobo. “Domingo tivemos mais uma mostra o quanto é importante jogar ao lado do nosso torcedor”, completou.
Inter/SM protagoniza surpresa
Se o Pelotas fez história diante do Esportivo, com a vitória de 3 a 0 na Boca do Lobo, o Inter/SM protagonizou a maior surpresa da fase de quartas de final da Divisão de Acesso. Depois de empatar por 1 a 1 com o Glória em Santa Maria, o Alvirrubro ganhou por 4 a 1 em Vacaria, com dois gols do veterano Chiquinho, Jackson e Dudu Mazão. É verdade que o adversário teve um jogador expulso (o meio-campista Ruan) ainda no primeiro tempo.
Os números do Pelotas são bem superiores ao do Inter na competição. Na primeira fase, o Lobo encerrou a etapa com a melhor campanha, somando 26 pontos, enquanto o time de Santa Maria se classificou em terceiro lugar do Grupo A, com 23. A equipe de Paulo Porto tem o melhor ataque, com 25 gols, já o Inter/SM possui uma defesa eficiente: 18 gols em 16 partidas.
Pelotas
- Jogos: 16
- Vitórias: oito
- Empates: cinco
- Derrotas: três
- Gols-pró: 25
- Gols contra: 15
- Aproveitamento: 60,4%
Inter/SM
- Jogos: 16
- Vitórias: oito
- Empates: três
- Derrotas: cinco
- Gols-pró: 21
- Gols contra: 18
- Aproveitamento: 56,2%