Diário da Manhã

segunda, 06 de maio de 2024

Notícias

NATAÇÃO : Brasileiras quebram tabu no Mundial

17 dezembro
09:09 2018

A natação brasileira feminina nunca havia subido ao pódio em provas de distâncias olímpicas. Não até este domingo – no último dia de disputas do Mundial de Piscina Curta da Hangzou, na China. Primeiro com Daiene Dias, nos 100m borboleta, e depois com Etiene Medeiros, nos 50m livre, e o tabu está finalmente quebrado. As duas, que são colegas de quarto na competição, faturaram medalhas de bronze.

Daiene Dias dá volta por cima e conquista bronze no Mundial da China

Daiene Dias dá volta por cima e conquista bronze no Mundial da China

Felipe Lima, nos 50 costas – esta, prova não-olímpica -, também ficou em terceiro. O revezamento 4x100m medley masculino, que tinha esperança de medalha, terminou em quarto.

Aos 29 anos, Daiene é a mais experiente das nadadoras brasileiras de alto-rendimento. Na final, apostou em uma estratégia de passar forte nos primeiros 50 metros, em primeiro, até perder velocidade, mas só ficou atrás das duas norte-americanas. O bronze veio com 56s31, a apenas 0s09 da prata, com novo recorde sul-americano.

VOLTA POR CIMA

Daiene é uma atleta da mesma geração de Cesar Cielo, Thiago Pereira, Felipe Lima e Kaio Márcio, que ganhou protagonismo a partir do Pan Rio-2007, quando se tornou recordista sul-americana dos 100m borboleta aos 18 anos. No ano seguinte perdeu o recorde e o protagonismo da prova para Daynara de Paula, com quem passou a se revezar como campeã brasileira. Na última década, nas vezes em que chegou à seleção, o fez como coadjuvante. Nos últimos dois Mundiais de Piscina Curta, havia sido oitava colocada.

Agora aos 30 anos, vive a melhor fase da carreira, treinando no Espírito Santo (estado natal) e representando o Flamengo. Em agosto, foi prata no Mundial Militar na Rússia, voltou correndo para o Brasil, direto para a piscina, e fez um grande tempo no Troféu José Finkel. No Mundial, fez três vezes a melhor marca da vida: nas eliminatórias, na semifinal e na final.

Comentários ()

Seções