NAVEGANTES E IEMANJÁ : Católicos e umbandistas participam dos festejos
Cerca de 400 pessoas, conforme a organização, assistiram à missa celebrada na manhã desta quinta-feira (2), no Salão Paroquial João Paulo II (atrás do Santuário dos Navegantes), na Colônia de Pescadores Z3. A imagem da Santa foi levada da cidade em procissão motorizada. A cerimônia integra a 86ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, da igreja Católica, e foi celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, que saudou a prefeita Paula Mascarenhas e, em nome dela, todas as autoridades presentes.
“Aproveito para dar um abraço nesta comunidade e pedir bênçãos à Nossa Senhora dos Navegantes para ter forças para honrar, nestes quatro anos, os compromissos assumidos e a confiança depositada em mim pela população pelotense. É sempre um prazer estar aqui na Z3”, disse Paula, que assistiu a missa acompanhada pela secretária de Governo, Clotilde Vitória.
Dom Jacinto abordou assuntos atuais e disse que “o mundo está atrapalhado porque está entrando muita coisa ruim nas nossas casas”, referindo-se tanto às moradias quanto aos corpos de cada um. Ele lembrou que o tema desta edição é “Mãe dos navegantes, ensina-nos a ser a casa da palavra” e o lema, “Faça-se em mim segundo a tua palavra”.
Participaram da celebração da missa o padre Enéias, da paróquia Santo Antônio (Laranjal); o padre Wilson e o vigário Quéfren, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Porto); o padre Waldeir e os diáconos Betinho e Cleiton Erondino, da Paróquia Senhor Ressuscitado (Areal). A celebração foi alegre, com velas e muitas canções, acompanhada pela Escola Cantorum – formada por integrantes de diversas paróquias católicas, coordenada por Cláudia Moisés. O Grupo Jovem São Pedro, da paróquia Nossa Senhora dos Navegantes (Z3) apresentou uma performance e foi muito aplaudido pelos fiéis. O secretário de Cultura, Giorgio Ronna, também esteve presente.
Pela manhã, era intenso o movimento de carros na estrada de acesso à Z3 e a Praça de Alimentação, instalada ao lado no Santuário, estava cheia. Depois da missa, os fiéis aproveitaram para almoçar os pratos à base de peixe e camarão preparados pela comunidade. A programação segue até as 21h, com shows no local a partir das 17h.
A prefeitura apoia a festa da comunidade católica com as tendas da praça de alimentação, sonorização, banheiros químicos, limpeza, segurança do trânsito e da festa e ajuda de custo para os cachês dos músicos que se apresentam no local. Participam as secretarias de Cultura (Secult), de Desenvolvimento Rural (SDR), Sanep, Transporte e Trânsito (STT) e de Segurança Pública (SSP). O evento também tem apoio do SESC, Sindilojas e Brigada Militar (BM).