NAVEGANTES : UBS é revitalizada com mão de obra prisional
Cinco apenados do regime semiaberto iniciaram as intervenções de revitalização na Unidade Básica de Saúde (UBS) Navegantes.
Nas melhorias, estão previstas a limpeza total do prédio, a pintura interna e externa e das aberturas, a recuperação do reboco onde estiver danificado e a substituição de vidros quebrados ou rachados. O investimento estimado é de R$ 15 mil a R$ 20 mil, recursos do Município.
O coordenador do projeto Mão de Obra Prisional, Leandro Thurow, informa que o número de apenados com aproveitamento nas melhorias da UBS Navegantes poderá chegar a sete, de acordo com a necessidade do serviço. “Eles recebem 75% do salário mínimo, vale-alimentação e redução de um dia de pena a cada três dias trabalhados.”
A UBS Navegantes atende de oito a dez mil usuários por mês, em serviços de enfermagem (aferição de pressão arterial, HGT-glicose, aplicação de injeções, curativos, retirada de pontos e insulina), pré-natal, pré-câncer, puericultura (vacinas), grupos de hipertensos, tabagistas e diabéticos, vacinação e farmácia.
Pela Unidade também é feito o controle do Bolsa Família, como cadastro e acompanhamento do peso dos pais e das crianças e a verificação para que as vacinas sejam mantidas em dia, além do Cartão SUS, das visitas domiciliares uma vez por semana, do atendimento de clínica médica e dentista e do pronto atendimento odontológico após as 18h.
Com as melhorias, haverá mais qualidade tanto para os usuários como para a equipe de trabalho formada por aproximadamente 45 servidores, entre sete médicos, seis enfermeiros, sete técnicos em enfermagem, dois dentistas, um assistente social, dois dispensadores de medicação e aproximadamente 19 agentes comunitários de saúde. A UBS Navegantes funciona das 7h30min às 22h.
As UBSs Fraget e Cohab Lindoia também estão recebendo melhorias com mão de obra prisional. Na do Navegantes, além do trabalho dos apenados, uma empresa está realizando a substituição de telhas e da estrutura metálica que contorna o telhado, na parte dos fundos do prédio. Na da frente, a manta asfáltica também será trocada, para acabar com infiltrações.0