Nena revela : “O melhor, no momento, era sair”
Foram três anos e 29 gols marcados (considerando apenas os gols feitos em jogos oficiais). A passagem de Nena pelo Brasil se caracteriza principalmente pelos gols decisivos ou em momentos importantes nesta fase de ascensão do Rubro-Negro. “Fui muito feliz no Brasil. Trago na lembrança essa torcida apaixonada e os amigos que fiz na cidade. Não é um fim de um ciclo, porque a porta ficou aberta para eu retornar um dia. Mas o melhor no momento era sair”, afirma o atacante.
Nena é um dos 14 jogadores que deixaram o Bento Freitas neste final de temporada. Seu futuro não está ainda resolvido. Ele não confirma o acerto com o Ituano. “Não tem nada certo. Tem chegado várias propostas, mas só vou resolver na minha volta ao Brasil (país)”, diz o atacante, que está passando férias na Europa. No sábado, ele se encontrava em Fano – comuna italiana na província de Pesaro e Urbino -, juntamente com a esposa Michelle e a filha Ana Beatriz, de 14 anos.
GOLS – Ygor da Silva, 34 anos, natural de Santos (cidade onde reside), fez gols decisivos nas temporadas de 2014 e 2015. “É verdade, a gente fica pensando sobre qual o gol mais importante. Acho que todos tiveram sua importância, dependendo da situação”, diz o centroavante. Foi dele o gol que levou o Brasil para a decisão nos pênaltis contra o Brasiliense, quando o time xavante garantiu o acesso à Série C. Também fez o gol da vitória 1 a 0 contra o Veranópolis, no Bento Freitas, que garantiu o título do interior no Gauchão de 2014. Fez gol contra o Grêmio – vitória de 1 a 0 na Arena – e também o do Brasil no Bra-Pel pelo Gauchão de 2014.
O segundo gol de Nena pelo Brasil foi no Bra-Pel (9 de fevereiro), na Boca do Lobo (empate por 1 a 1). Também em 2014, ele marcou o gol da vitória de 1 a 0 diante do Veranópolis, no Bento Freitas – resultado que deu o título do interior ao Brasil.
Na Série D do Brasileiro, Nena foi o goleador da competição, com oito gols. Fez o gol do Brasil na derrota de 2 a 1 para o Brasiliense, que levou a decisão do acesso à Série C para os pênaltis. Também marcou dois diante do Londrina, permitindo que o Xavante avançasse para a final diante do Tombense.
O atacante marcou gol histórico na vitória de 1 a 0 diante do Grêmio na Arena em 2015. Também marcou gol contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, permitindo que houvesse o segundo jogo no Maracanã.
Doping
O ano de 2016 foi ruim para Nena. Ele marcou apenas três gols (todos no Gauchão e dois deles em cobrança de pênalti). Perdeu a posição no time na sétima rodada do estadual e teve raras chances no restante da temporada. Ficou praticamente esquecido no banco de reservas no segundo turno da Série B.
Seu nome foi envolvido num caso de doping (uso de corticoide), mas a diretoria do clube não informou oficialmente qual era o jogador, que acabou sendo isentado no exame da contraprova. “Falaram que era meu, mas não chegou nada para mim e o clube também não informou nada. Fiquei chateado, porque isso foi ruim para a profissão”, afirma.