NO TABULEIRO : Jerson Testoni prepara Brasil para enfrentar o Guarany
Por: Henrique König
O Brasil enfrentou o Grêmio no último sábado (29), e as equipes empataram pelo placar de 1×1. Elias Manoel abriu o placar para os garotos gremistas e Paulo Victor, no finalzinho, deixou o marcador igual. O atacante xavante ainda acabou expulso, em dividida em que o atleta gremista teria feito a falta por atingir PV antes. Desse modo, Jerson Testoni tem o desfalque do autor do gol para enfrentar o Guarany de Bagé, nesta quarta-feira (2), às 21h30, pela 3ª rodada do Gauchão.
Após o bom público na Baixada no sábado, a direção segue tentando mobilizar uma boa presença na quarta. O confronto ganha ares de muita importância: o Brasil tem dois pontos na tabela, é o 8º colocado. O Guarany perdeu as duas partidas que disputou, está zerado e na última posição. Porém, com os times frente a frente no duelo, a posição deles na classificação pode se inverter.
Para o Xavante, que almeja as primeiras posições, buscando uma vaga nas semifinais, é crucial vencer.
O Brasil pode mudar sua escalação para encarar o jogo duro contra o Guarany. Jerson Testoni já admitiu pelo menos duas possibilidades de time: a que tem iniciado as partidas e a que tem predominado no segundo tempo. Em ambos os empates, o rendimento ofensivo foi maior na etapa final. Os atacantes Luizinho e Bruno Paulo são os principais nomes que podem começar entre os 11 pela primeira vez. Caso opte por esses jogadores, basta saber quem irá para o banco. Gabriel Araújo e Joanderson são candidatos. Com a suspensão de Paulo Victor, o centroavante Thiago Santos deve começar pela terceira vez. Quem também tem acompanhado as mudanças em segundo tempo é o volante Luiz Menezes, candidato a uma das vagas, dos hoje bem titulares, Juliano e Karl.
“Ficamos satisfeitos com a entrega e a dedicação dos nossos atletas. Gostaríamos da vitória, mas vida que segue. Na quarta-feira, enfrentamos o Guarany e esperamos um bom jogo e os três pontos. Será um jogo
extremamente complicado. Precisamos entrar encarando como decisão”, avaliou o coordenador Hélio Vieira, na Rádio Universidade AM.
O treinador Jerson Testoni também destacou o empenho dos jogadores e a importância do torcedor. Um discurso que tem repetido é de que a presença do público não é só pelo atual grupo, mas uma resposta fundamental para a reconstrução do Brasil, pois profissionais passam e o clube segue.
CASOS DE COVID – no Guarany de Bagé, próximo adversário xavante, um surto de Covid-19 atingiu o elenco. Já são pelo menos 11 positivados e os demais jogadores do elenco farão novo teste antes da viagem para Pelotas, prevista para ocorrer nesta terça-feira. O técnico Badico demonstrou total preocupação, mas priorizando o estado físico dos atletas de seu elenco. Segundo o regulamento da Federação Gaúcha de Futebol, as partidas transcorrerão em seus devidos horários caso os clubes tenham, pelo menos, 13 atletas à disposição. Ou seja, os novos testes do Guarany, na véspera do duelo com o Brasil, são fundamentais para definir sobre o adiamento ou sobre a ocorrência do jogo nesta quarta-feira (2).