NOITE DE ESTREIA : Pensando grande no Gauchão, Brasil enfrenta o Juventude, às 19h30 desta quarta-feira, no Bento Freitas
Ganhar o título do Interior e talvez até ser campeão gaúcho. Esse é o objetivo do Brasil no Campeonato Gaúcho de 2018. A equipe rubro-negra estreia nesta quarta-feira, às 19h30, no Bento Freitas, enfrentando o Juventude. É o encontro de dois times que representam o Rio Grande do Sul na Série B do Brasileiro e, até por isso, possuem maior poder de investimento: recebem mais 50% da cota que é paga aos demais times (exceto à Dupla Gre-Nal).
Uma dificuldade comum às duas equipes é a pré-temporada curta. Menos de um mês. O Brasil realizou apenas um jogo-treino com o time do Sindicato dos Atletas Profissionais do RS. Já o Juventude fez um amistoso com o Cruzeiro. A vantagem do Xavante é a de jogar em casa, com o apoio de sua torcida (é esperada a presença de pelo menos 8 mil pessoas na Baixada).
O técnico Clemer terá todo o grupo à disposição. Até mesmo o meia Calyson. A pena de quatro jogos de suspensão por conta de expulsão do tempo em que jogava no Glória foi revertida em punição alternativa (multa pecuniária e pagamento de cestas básicas). A tendência é que seja repetida a escalação do jogo-treino da semana passada, mas o comandante rubro-negro deixa a porta aberta para uma possível modificação. “Não vou dizer qual a equipe que irá jogar. É possível que ocorra alguma mudança”, afirma.
O Juventude terá quatro ausências. O lateral esquerdo Pará está suspenso – expulsão na última partida da equipe no Gauchão do ano passado. O substituto será o meia Mateus Santana, que será improvisado na defesa. O volante Lucas está suspenso preventivamente por causa de uma denúncia de doping. Felipe Lima e Yuri Mamute estão lesionados. Bruninho e Guilherme Queiroz tiveram o nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF e estão confirmados no time.
MAIS UM – O Brasil está trazendo mais um jovem promissor das categorias de base do Internacional. O técnico Clemer pediu e foi atendido: Valdemir (Val), 20 anos, está sendo liberado por empréstimo para jogar no clube pelotense. Tanto pode ser escalado na meia-direita como na lateral. No ano passado, Valdemir chegou a ter algumas chances no time principal. O Xavante já conta com Mossoró, Alisson Farias, Artur e Robério – todos da base colorada.
BRASIL
Marcelo Pitol
Eder Sciola
Leandro Camilo
Heverton
Bruno Colaço
Leandro Leite
Itaqui
Toty
Mossoró
Alisson Farias
Luiz Eduardo
Técnico: Clemer
JUVENTUDE
Matheus Cavichiolli
Vidal
Micael
Maurício
Mateus Santana
Amaral
Bruninho
Bruno Ribeiro
Fellipe Matheus
Jô
Guilherme Queiroz
Técnico: A. C. Zago
- Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
- Data: 17/1/2018 (quarta-feira)
- Horário: 19h30
- Preços dos ingressos: arquibancada – R$ 40; estudantes e idosos – R$ 20
- Árbitro: Daniel Nobre Bins
- Assistentes: Rafael da Silva Alves e Fabrício Boseggio
- Quarto árbitro: Daniel Santos Noronha