Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

NOMEADA POR BOLSONARO : Isabela Fernandes Andrade será a nova reitora da UFPel

06 janeiro
08:57 2021
O presidente Jair Bolsonaro nomeou a professora Isabela Fernandes Andrade como reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A decisão, publicada na madrugada desta quarta-feira (6) no Diário Oficial da União, interrompe a tradição de sempre nomear o primeiro colocado na lista tríplice formada pela instituição de ensino.

Isabela Fernandes Andrade

Isabela integrou a chapa denominada UFPel Diversa, que teve Paulo Roberto Ferreira Júnior como candidato a reitor.

Ferreira Júnior, que foi chefe de gabinete do atual reitor, Pedro Hallal, encabeçava a lista tríplice — que tinha ainda Eraldo Pinheiro. A chapa UFPel Diversa foi eleita no dia 15 de outubro com 56,5% dos votos, derrotando a chapa UFPel Mais, que recebeu 43,4%. No Conselho Universitário, optou-se por formar a lista tríplice apenas com os membros da chapa vencedora — a intenção foi valorizar a escolha de docentes, alunos e funcionários, que deram a vitória ao primeiro grupo.
Isabela Fernandes Andrade é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  É professora na UFPel desde 2013 e, atualmente, ocupa o cargo de diretora do Centro de Engenharias da instituição.
Isabela será a segunda reitora mulher na história da UFPel. A primeira foi a professora Inguelore Scheunemann de Souza, que ocupou o cargo em dois mandatos, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. A posse da nova reitora deverá ocorrer na próxima sexta-feira (8).
CONTRAPONTO
A reação da atual gestão da UFPel não tardou e – em conjunto com a chapa eleita pela comunidade acadêmica – divulgou uma nota de repúdio (reprodução abaixo).
O reitor Pedro Curi Hallal também se manifestou em seu perfil pessoal na rede social Facebook, onde diz que “A UFPel está em pé e pronta para os enfrentamentos que se farão necessários”.
Com informações de GZH

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções