Nova ciclofaixa do Laranjal será no canteiro central da avenida
77% dos votantes da consulta pública preferem que as bicicletas andem junto ao canteiro central da avenida Doutor Antônio Augusto Assumpção
À meia-noite da quarta-feira (5), encerrou-se a consulta pública da preferência da população sobre a localização da futura ciclofaixa na praia do Laranjal. A iniciativa de consultar a comunidade partiu da prefeitura e foi aberta no dia 19 de fevereiro, através do aplicativo Colab, com acesso por smartphones.
Duas propostas concorreram para apurar a preferência. A primeira, com a localização da ciclofaixa junto ao canteiro central da avenida Doutor Antônio Augusto Assumpção (avenida da praia), foi a vencedora da consulta pública, com 77% dos 669 votos registrados. A segunda, com a ciclofaixa no Calçadão da praia, sinalizada horizontalmente, recebeu 23% dos votos. O resultado foi divulgado pelo Colab às 9h desta quinta-feira (6).
O perfil dos participantes indica que 61% são homens e 39% mulheres. A faixa etária predominante foi entre 30 e 39 anos, com 34,1% dos votos. As demais faixas obtiveram os seguintes percentuais: entre 20 e 29 anos, 23%; acima de 50 anos, 14,6%; entre 40 e 49, 10%; menores de 19, 2,4%; indefinidos, 16,1%.
O Colab divulga que os votos foram provenientes de moradores de praticamente toda a cidade. Os dez bairros que mais participaram foram: Laranjal (181 votos), Centro (111), Três Vendas (70), Areal (65), Fragata (49), Porto (11), Arco Íris (7), Balneário dos Prazeres (6), Guabiroba (6), e Obelisco (6). Se forem considerados somente os votos do Laranjal, 83% da preferência indicou a localização junto ao canteiro da avenida e 17% no Calçadão.
Desde o lançamento da consulta pública, feito pela prefeita Paula Mascarenhas no dia 19 de fevereiro no Calçadão da praia, a Ouvidoria da prefeitura manteve, em todas as quartas-feiras, atendimento direto, no quiosque Viva o Laranjal, para todos que quisessem participar e não tivessem acesso ao Colab.