Nova coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher toma posse
Luciana Custódio tomou posse como nova coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher (CPPM) em solenidade no Salão Nobre da Prefeitura, quarta-feira O órgão tem como principal função a articulação entre sociedade civil e poder público para a promoção de políticas de igualdade de gênero.
“Quando uma mulher negra e de periferia ocupa um espaço como o da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, com certeza é muito representativo. A Luciana desempenha um papel importante, por sua trajetória de trabalho nos bairros, junto às mulheres e aos jovens”, destacou a prefeita Paula Mascarenhas.
A CPPM é vinculada à Secretaria de Assistência Social (SAS), com acompanhamento da Assessoria Especial de Relações Institucionais e Gestão Estratégica da Prefeitura. É papel da CPPM apontar soluções para o melhor atendimento às mulheres nos diferentes setores da Prefeitura e realizar o diálogo com os movimentos sociais.
Na plateia, figuras representativas do bairro de Luciana, a Guabiroba, prestigiaram a cerimônia, como a banda carnavalesca Meta, além de seus familiares e amigos. A Associação de Hip Hop de Pelotas, a Central Única das Favelas (CUFA), entre outras organizações da comunidade, estiveram presentes.
“É importante que tenhamos uma representante, alguém que venha da periferia e entre na política, ocupe esse espaço, e eu me coloco nesse papel, porque eu sou do bairro, vivo essa realidade, e moro lá até hoje”, defendeu Luciana.
TRAJETÓRIA
Luciana despertou sua consciência para a luta pelos direitos das mulheres ainda na escola, quando participou do grêmio estudantil do Assis Brasil, à época formado predominantemente por meninas. “Mulheres já nascem lutando por direitos, e ser uma mulher negra é lutar em dobro”, explica.
Na comunidade, atuou no coletivo Rosas do Gueto — trabalho social com meninas da periferia — e no núcleo de Mulheres Empreendedoras da Zona Oeste, que desenvolvia a questão da economia e inclusão feminina no Fragata. Institucionalmente, Luciana teve experiência recente no Departamento de Políticas para as Mulheres, do governo estadual, e anteriormente no Conselho Municipal da Mulher.
Participaram da solenidade o vereador Jone Soares (PSDB), a vereadora Daiane Dias (PSB), o tenente-coronel do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), André Márcio Facin, o secretário de Assistência Social, Eduardo Longaray, e o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Catarina Paladini (PL).