Nova torre dará ganho de qualidade na transmissão da Federal FM
Há um novo elemento na paisagem do centro urbano de Pelotas. Erguida em área da antiga AABB, hoje da Universidade Federal de Pelotas, a nova torre de transmissão da Rádio Federal FM, emissora educativa da UFPel, desponta no horizonte da área central da cidade.
Com quase cem metros de altura, a estrutura metálica, quando estiver ativa, ofertará um ganho de qualidade do sinal da Rádio, para toda a região, indo mais longe, e para a zona urbana da cidade, com uma transmissão mais forte que vencerá os chamados pontos cegos, causados pelos prédios do centro.
A construção da torre é apenas a primeira etapa do processo de mudança da transmissão da Rádio do Campus Capão do Leão, onde está hoje a antiga torre, para o centro da cidade, na antiga AABB, área situada na rua Alberto Rosa, entre 7 de Setembro e Princesa Isabel. Os novos estúdios da Federal FM, desde janeiro de 2013, funcionam no prédio do Lyceu, atrás da Prefeitura, também no centro.
A instalação da torre foi feita com autorizações de órgãos como o Comando Aéreo Regional (Comaer) e Prefeitura de Pelotas. O sistema de sinalização já funciona, com luzes branca e vermelha.
Agora, tramita na Anatel o processo de mudança do sítio de transmissão, do Capão do Leão para Pelotas. As próximas etapas do processo, já em andamento na Universidade, são as licitações da compra do container que receberá o transmissor, do serviço de instalação dos cabos de ligação do transmissor com a antena e da colocação das antenas na torre, que serão duas, a principal e a auxiliar. A torre deverá receber também, no futuro, a antena da Tevê UFPel, projeto que está sendo desenvolvido na Universidade.
À UFPel cabe fazer, diretamente, os serviços de instalação da rede elétrica e do link com o estúdio, que inicialmente será pela Internet convencional, e depois por fibra ótica, quando entrar em funcionamento a Rede Comep, estrutura que interligará os prédios da Universidade.
Como todas as etapas do processo dependem de liberação de recursos, não é possível dizer quando efetivamente a transmissão começará a ser feita da nova torre, mas a ideia é que ocorra até o começo de 2017.
Compromisso social
Para o reitor Mauro Del Pino, esta é mais uma importante conquista da Universidade, que reflete seu compromisso social e sua qualidade acadêmica. “A rádio e a futura Tevê UFPel estão sendo preparadas para serem referência regional nos meios de comunicação. Sua programação está à serviço não apenas da Universidade, mas de toda a comunidade e é nossa intenção levar seu potencial para muito além de Pelotas”, observa.
Segundo a coordenadora de Comunicação Social da UFPel, Silvana Moreira, a nova torre otimizará a potência da rádio, refletindo na qualidade do som e na área de cobertura, sendo também mais um passo para impulsionar o projeto da Tevê UFPel. “A nova torre vem cumprir o objetivo da Coordenação de Comunicação Social de ampliar a interação com os públicos, dialogar com as pessoas e levar conhecimento e informação de qualidade para toda a sociedade”, disse.
Para o diretor da Rádio, Rafael Cavalheiro, o investimento proporcionará servir à comunicação pública através da informação e da cultura de forma ainda mais intensa, com uma qualidade melhor de transmissão e ampliação do alcance. “O esforço conjunto entre a Administração e a Comunicação da Universidade transforma nosso slogan em uma realidade ainda mais concreta: trazer o ouvinte cada vez mais perto”, comemora.