Diário da Manhã

domingo, 16 de janeiro de 2022

Notícias

Novas equipes diretivas das escolas municipais são empossadas

Novas equipes diretivas das escolas municipais são empossadas
06 janeiro
08:52 2022

O ato da manhã desta quarta-feira (5) marcou o início da gestão das novas equipes diretivas das escolas da rede municipal de ensino. Em cerimônia realizada no Centro de Eventos, a prefeita Paula Mascarenhas assinou os Decretos 01, 02, 03, 04 e 05/2022, dando posse aos 94 diretores e suas equipes, para desenvolverem a jornada diretiva à frente dos educandários até 2024. O ano letivo de 2022 começa em 23 de fevereiro.

Após empossar as novas equipes, Paula salientou que o ato busca dar visibilidade a esses importantes profissionais da Educação e o incentivo necessário para enfrentamento de grandes desafios que virão, especialmente neste ano, por conta da reconstrução da Educação no pós-pandemia.

Prefeita dá posse aos diretores, em solenidade no Centro de Eventos, marcando o início da gestão 2022/2024

“A gente sabe o quanto os professores se dedicaram ao longo deste período, buscaram alternativas, tiveram que se reinventar. Sabemos, também, que por conta das desigualdades e condições sociais o nível de aprendizado foi muito diverso e nós precisamos recuperá-lo. Vamos precisar identificar as fragilidades individuais de conhecimento para recuperarmos, praticamente customizando uma recuperação para cada um dos nossos alunos. Um desafio que vai exigir um esforço adicional nos próximos anos e, para isso, temos uma rede municipal preparada, com profissionais qualificados e o apoio fundamental dessas direções que tomam posse hoje”, detalhou a chefe do Executivo.

O processo de escolha

Conforme a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, os 94 novos diretores ou coordenadores são fruto de escolha democrática, com amplo envolvimento das comunidades escolares ou da rede. “Desse total, 64 foram escolhidos por consulta popular nas próprias unidades, com a participação de direção, professores, funcionários, alunos ou pais e responsáveis. Os demais são provenientes de indicação do Município para escolas que não apresentaram chapas. Seus nomes foram referendados pela própria rede”, explicou a titular da pasta.

Os 30 novos dirigentes não provenientes de consulta popular, das escolas que não apresentaram chapa, foram indicados pela rede municipal de ensino e participaram de um conjunto de entrevistas para apuração do interesse pessoal de assumir as funções de gestor. A partir de agora, as novas equipes estão habilitadas para aplicar a prática da gestão escolar e pedagógica, bem como do conhecimento, do saber, do aprendizado e do desenvolvimento, voltada aos milhares de alunos das unidades do Município.

Para a diretora da nova Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Helena Vargas da Silveira, no Sítio Floresta, Gina Fernanda do Amaral, é um novo ciclo que se inicia repleto de desafios. “Na verdade, teremos que resgatar os alunos que, nos últimos dois anos, se acostumaram com outros tipos de aprendizado, primeiro o remoto, depois o híbrido e, agora, reiniciaremos o ensino obrigatório presencial. Precisaremos de um novo ambiente mais atrativo, buscando a interação e o social que também constituem o aprendizado”, projetou a gestora.

Preparação para os desafios

Após a posse, as novas equipes diretivas se apropriarão da realidade escolar, do quadro e das necessidades para o ano letivo, com acompanhamento técnico da Secretaria de Educação e Desporto (Smed). A partir do dia 14 de fevereiro, inicia-se processo de formação continuada, abordando gestão pedagógica, financeira, administrativa e de pessoas, promovido pela Smed, para alinhamento das equipes, organização de procedimentos, e preparação para o início do ano letivo.

Os dias 21 e 22 de fevereiro serão reservados para evento de começo do ano letivo e para reuniões que antecedem à abertura das escolas municipais. No dia 23, inicia-se o ano letivo educacional com os alunos.

Também estiveram presentes no ato de posse das direções escolares o presidente da Câmara Municipal, Marcos Ferreira (PTB) – Marcola, acompanhado dos vereadores Cristiano Silva (PSDB) e Paulo Coitinho (Cidadania).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções