Novembro Roxo propõe ações para sensibilização diante da prematuridade
O mês de novembro é dedicado à sensibilização internacional da prematuridade. O Grupo de Estudos e Pesquisa de Pelotas em Neonatologia (GEPPNEO), juntamente com a Unidade de Produção do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), estará promovendo diversas ações relacionadas à prevenção, conscientização e o cuidado diante da prematuridade.
Através de suas redes sociais, serão disponibilizados cards informativos, depoimentos de familiares e lives direcionados aos profissionais de saúde, acadêmicos, pais e cuidadores dos pequenos prematuros e comunidade em geral. O grupo convida a todos a seguir suas páginas no Instagram e Facebook e o canal no YouTube para ficar por dentro das atividades.
O GEPPNEO foi criado em fevereiro deste ano, focado no cuidado aos nascidos prematuros, por enfermeiros da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital Escola/UFPel, juntamente aos docentes da Faculdade de Enfermagem. O Grupo tem o objetivo de realizar estudos e pesquisas que busquem contribuir na implementação dos cuidados neuroprotetores e segurança ao paciente neonato, e compreender e apoiar a vivência do tornar-se família na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
PREMATURIDADE
O parto prematuro é aquele que ocorre antes das 37 semanas de gestação. Dados preliminares do Sistema Nacional sobre Nascidos Vivos (SINASC), no Brasil, mostram que, em 2019, ocorreram 313.937 partos prematuros, o que representa 11% de todos os partos, e em Pelotas, de acordo com o estudo de coorte de nascimentos, em 1982 os nascimentos prematuros representaram 5,8% dos partos e em 2015 foram 13,8%.
E-mail para contato: [email protected]