Novo Hospital Escola da UFPel busca verba pública
Um novo e qualificado espaço com estrutura para ampliar com qualidade os atendimentos púbicos em saúde à população de Pelotas e Zona Sul do Rio Grande do Sul. Essa é a essência que alicerça a proposta da construção do novo Hospital Escola(HE) da Universidade Federal de Pelotas(UFPel), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares(Ebserh).
Além da continuidade dos atendimentos à população de cerca de um milhão de pessoas, o espaço também servirá para a formação teórico-prática de estudantes da UFPel dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Fisioterapia, os quais atualmente recebem 1.100 estudantes de graduação, 120 residentes e 240 docentes. Seu Centro de Pesquisas Clínicas, estudos e pesquisas na área da saúde serão ampliados e qualificados no novo HE
Atualmente, o prédio principal do HE é locado e os serviços de atendimento ambulatorial são realizados em prédio da UFPel, em locais diversos. Ou seja, com o novo hospital os serviços além de qualificados serão centralizados. O HE é considerados hospital de médio porte, com capacidade de 172 leitos de internação hospitalar,com cerca de cinco mil internações pode ano e 300 mil procedimentos ambulatoriais e 150 leitos de internação domiciliar. Anualmente, são cerca de 500 internações, sendo referência em oncologia, cuidados intensivos adultos e neonatal, tratamento de HIV, gestação de alto risco e captação de órgãos e tecidos.
O novo HE continuará 100% público, com atendimento 100% via Sistema Único de Saúde(SUS). A proposta é aumentar de 172 para 250 os leitos a serem colocados à disposição dos atendimentos à população, além dos espaços diversos de atendimento, como salas cirúrgicas, por exemplo, com a construção de sete desses espaços. Será um novo e relevante espaço à saúde da população da região.
APOIO
A obra que já tem seu projeto elaborado, ainda depende de verbas à sua construção. Seus idealizadores projetam um custo total de R$ 180 milhões, sendo necessário R$ 35 milhões para seu efetivo início. O projeto do complexo que ficará nas proximidades do terminal rodoviário de Pelotas será composto de três blocos, numa área de aproximadamente 33 mil metros quadrados. Ou seja, espaço moderno e qualificado para atender a população.
Os contatos e articulações na busca pelos recursos já começaram, com a sensibilização das autoridades políticas responsáveis pela administração de recursos públicos, além da população beneficiada pelos serviços oferecidos pelo HE, os quais serão ampliados e qualificados, todos num mesmo espaço.
NESTA sexta-feira(9) a equipe responsável pelos encaminhamentos e procedimentos em direção à viabilização da relevante obra pública visitou o Diário da Manhã e apresentou a diferenciada proposta com foco na saúde da população. O Tiago Collares, gerente de pesquisas do HE/UFPel; a Clarice Becker, chefe da unidade de comunicação da Ebserh; a Cristiane Neutzling, gerente de atenção à Saúde, do HE; o Mateus Santin, gerente administrativo do HE e o Eduardo Albuquerque, engenheiro civil, da divisão de logística e infraestrutura do HE, reforçam a importância da obra proposta e conscientização das autoridades e população para a sua execução. O foco é melhorar com qualidade