Novo saque do FGTS vai aquecer o comércio gaúcho
O Governo Federal anunciou a liberação de nova rodada de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, disponível para cerca de 40 milhões de trabalhadores no país, a partir de 20 de abril. Assim, quem tiver saldo nas contas vinculadas ao FGTS poderá resgatar até R$ 1.000,00 e os pagamentos serão feitos por meio do aplicativo Caixa Tem.
A expectativa é de que os saques injetem R$ 30 bilhões na economia nacional. Para o presidente da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner, a medida promove a aceleração da economia pelo fator do consumo.
“Toda a cadeia produtiva ganha. No caso do trabalhador, sua capacidade financeira, neste momento, é aumentada. Com isso, ele consegue realizar sonhos e desejos, ou até mesmo dar uma folga no caixa doméstico”, destaca.
Pioner, no entanto, ressalta que o trabalhador deve estar atento a todos os aspectos que envolvem a opção pelo saque.
“O maior risco é o beneficiado não perceber que o valor que está sendo consumido vem de uma poupança, que não será recorrente, e a partir desse descuido endividar-se ainda mais”, alerta.
Para quem decidir efetuar o saque, o presidente da Federação Varejista do RS aconselha que observe bem a sua realidade financeira de momento, a fim de utilizar o recurso de forma estratégica.
“Se estiver com o caixa apertado, use para quitar seus débitos. Se estiver tranquilo, realize seus sonhos e desejos, ou até mesmo poupe para ter uma reserva em um momento de necessidade.”
Confira o calendário de saques do FGTS:
- Nascidos em janeiro: 20 de abril
- Nascidos em fevereiro: 30 abril
- Nascidos em março: 4 de maio
- Nascidos em abril: 11 de maio
- Nascidos em maio: 14 de maio
- Nascidos em junho: 18 de maio
- Nascidos em julho: 21 de maio
- Nascidos em agosto: 25 de maio
- Nascidos em setembro: 28 de maio
- Nascidos em outubro: 1º de junho
- Nascidos em novembro: 8 de junho
- Nascidos em dezembro: 15 de junho