NÚMERO 1 : Formação inicia pelo goleiro
Matheus Cavichioli foi o primeiro jogador contratado pelo Pelotas para disputa da Série D
A formação do grupo do Pelotas para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D começa pela posição de goleiro. Depois de acertar a permanência de Roger Kath e Diego, a diretoria de futebol do Lobão anunciou a contratação de Matheus Cavichioli, 27 anos. Este é o primeiro jogador a ser contratado pelo clube para a competição nacional. Também houve a confirmação do zagueiro Tiago Gasparetto (ver quadro abaixo).
Matheus Cavichioli teve formação na escola de goleiros do Grêmio. Depois começou a rodar por outras equipes com a finalidade de ter a chance de jogar. Em 2007, ele foi emprestado ao Figueirense. Dois anos depois esteve no Caxias. Também vestiu as camisas de São José, Novo Hamburgo e Sport. Neste ano, ele retornou ao futebol gaúcho para compor o grupo do Lajeadense, onde foi reserva de Eduardo Martini – atualmente no Brasil. Os dois jogaram juntos também no Novo Hamburgo. “Dentro de campo somos inimigos, fora de campo grandes amigos”, disse Matheus se referindo ao goleiro xavante.
Como estava previsto, o meia Jefferson Luis acertou renovação de contrato com o Pelotas. Agora, o Lobão conta com os goleiros Matheus Cavichioli, Roger Kath e Diego; o zagueiro Pedrão, Edson Borges, Tiago Gasparetto e Turuçu; o volante Felipe Guedes e meia Jefferson para a disputa da Série D. Quem pode voltar ao clube é o volante Escobar, que esteve no grupo do Pelotas vencedor da Copa Lupi Martins em 2008.
Soares e Juninho, que estiveram no Veranópolis neste último Gauchão, podem também acompanhar Julinho Camargo no Pelotas. Os volantes Paraná e Jovany, que participaram do time vitorioso do segundo semestre de 2013, são cotados para retornarem à Boca do Lobo.
Tiago Gasparetto para zaga
Como Matheus Cavichioli, o zagueiro Tiago Gasparetto foi contratado pelo Pelotas por indicação do técnico Julinho Camargo. O treinador trabalhou com os dois jogadores em outros clubes. Com o goleiro no Grêmio e com o defensor no Veranópolis. Tiago, 30 anos, é natural de Atibaia, interior paulista, mas começou a carreira profissional no Juventude.
Jogador de elevada estatura, 1,88 de altura, diz que se destaca pela imposição física. “Sou um zagueiro rápido, com boa saída de bola e posso jogar pelos dois lados da defesa”, afirmou. Tiago Gasparetto já jogou no Ferroviário/CE, CRB, Catanduvense, Coruripe/AL, São Bernardo e Ipatinga. Na Boca do Lobo, o zagueiro irá disputar posição Pedrão, Edson Borges e Turuçu.
Os dois jogadores anunciados nesta sexta-feira são apenas os primeiros de uma lista de 12 ou 13 a serem contratados pelo Pelotas para a disputa da Série D do Brasileiro.