ACESSO : Números desfavoráveis para o Pelotas
O Pelotas saiu confiante de campo, domingo, depois de empatar por 0 a 0 com o Lajeadense na Boca do Lobo no jogo de ida das quartas de final. Como não levou gol em casa, o Lobo se classifica com empate – desde que seja com a marcação de gols -, sábado, na Arena Alviazul, em Lajeado. Porém, se forem consideradas as campanhas das duas equipes, os números se mostram cruéis com o Áureo-Cerúleo.
Esses números se referem ao aproveitamento do Lajeadense em casa se contrapondo ao do Pelotas como visitante nesta Divisão de Acesso. O time treinado por Rodrigo Bandeira é muito forte como mandante. Ganhou seis de suas sete partidas. O aproveitamento é de 90,4%. Marcou 20 gols na Arena Alviazul – dos 22 feitos pelo time na competição.
Outro dado impressionante é que o Lajeadense fez um gol em apenas uma partida em casa (vitória de 1 a 0 diante do Panambi na segunda rodada da fase classificatória). Fez dois até mesmo na partida em que empatou: 2 a 2 com o Esportivo. Nas últimas três partidas na Arena Alviazul, o time de Lajeado marcou 11 gols.
VISITANTE – Não bastassem os números positivos do adversário, o Pelotas tem um desempenho muito ruim fora de casa. Ganhou apenas cinco pontos em sete partidas: uma vitória e dois empates. O aproveitamento é de apenas 23,8%. Marcou apenas cinco gols como visitante. É verdade que um gol no sábado pode ser suficiente – até mesmo em caso de empate.
O problema é marcar gol. O Pelotas tem o segundo pior ataque dentre os times classificados para as quartas de final – ao lado do Inter/SM. São 16 gols em 15 partidas. Só fica atrás do Glória, que fez 15. Uma prova de ineficiência ofensiva do Lobão se destaca na comparação com o goleador da competição. Hyantony sozinho fez 13 gols – três menos do que o número total de gols do Pelotas na competição.
LOBO – O jogo na Arena Alviazul foi antecipado para sábado, às 18h. O Pelotas terá o retorno do goleiro Rafael, que cumpriu suspensão na partida passada. Existe a expectativa de volta ao time do zagueiro Tiago Gasparetto, que se encontra na fase de retreinamento, após ausência por lesão. Ele não joga desde o dia 22 de abril – derrota de 1 a 0 para o Guarany. Já Yuri pode ser ausência. Ele será julgado nesta terça-feira no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) pela expulsão em Bagé.
Lajeadense (em casa)
Lajeadense 4×0 Tupi
Lajeadense 1×0 Panambi
Lajeadense 2×1 São Luiz
Lajeadense 2×2 Esportivo
Lajeadense 5×0 Brasil/FAR
Lajeadense 3×1 União
Lajeadense 3×1 Glória
Pelotas (fora de casa)
Guarani/VA 0x0 Pelotas
Aimoré 3×3 Pelotas
Santa Cruz 2×0 Pelotas
São Gabriel 1×2 Pelotas
Inter/SM 1×0 Pelotas
Guarany 1×0 Pelotas
Avenida 1×0 Pelotas