Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

O ARROZ SOB O OLHAR DA CIÊNCIA : Evento na FAEM apresentará perspectivas de mercado a partir de inovações tecnológicas

O ARROZ SOB O OLHAR DA CIÊNCIA : Evento na FAEM apresentará perspectivas de mercado a partir de inovações tecnológicas
17 maio
08:50 2018

Acontece nesta sexta-feira na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPel) o Workshop Industrialização e Qualidade de Arroz. O evento aproveita o período final da safra para discutir os avanços da produção e industrialização do grão, bem como tendências e desafios de mercado.

As duas palestras e três painéis programados colocarão lado a lado alguns dos principais pesquisadores do setor no Brasil que apresentarão, entre outras temas, os resultados recentes de pesquisas voltadas para áreas como pós-colheita e armazenagem, desenvolvimento e produção de novas variedades de arroz aromático e pigmentado, a qualidade do arroz produzido no Brasil e as novas necessidades dos consumidores.

“A ideia é fazer um grande apanhado da nossa produção científica recente e mostrar aos produtores e indústria como podem se beneficiar disso para atender às novas necessidades do mercado consumidor”, diz o Dr. NathanVanier, coordenador do evento.

PROBLEMAS TECNOLÓGICOS – Tanto quanto a cultura de consumo, os desafios do campo e da indústria também terão espaço nobre no evento marcado para o dia 18 de maio. Neste ponto o centro das discussões será a fase de pós-colheita. Para o Dr. Moacir Elias, professor e pesquisador da FAEM e uma referência nacional no assunto, os processos de secagem e armazenagem são o principal gargalo tecnológico da atualidade na cadeia produtiva do arroz.

“O processo de urbanização do século XX representou mais gente nas cidade, menos pessoas ocupadas na produção e a necessidade de aumentar a produtividade para atender a demanda, porém a planta tem seu ciclo e suas características próprias como o tempo de colheita, isso significa que se produz mais, se colhe mais, mas se tem o mesmo tempo para secar e armazenar todo o grão e isso é um grande desafio”, analisa.

A partir disso o workshop deverá apresentar resultados de pesquisas recentes sobre o desenvolvimento de novas tecnologias capazes de conciliar o tempo da colheita com o tempo da indústria.

SERVIÇO – O Workshop Industrialização e Qualidade de Arroz está marcado para acontecer das 8h30min até 17h no Auditório da FAEM-UFPel, no Campus do capão do Leão. O evento é aberto a produtores, pesquisadores e profissionais da cadeia produtiva do arroz.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções