“O Bairro da Gente” ofereceu atividades na Colônia Z3
Com a beleza orla da Lagoa dos Patos como paisagem, a sexta edição de O Bairro da Gente levou uma série de serviços e atrações aos moradores da Colônia de Pescadores Z3. O diferencial do evento itinerante que ocorreu, no sábado, foi a oportunidade de fazer o recadastramento dos trabalhadores que vivem do pescado e participam das 35 feiras nas quais o produto é comercializado em toda a cidade. A prefeita Paula Mascarenhas e o secretariado estiveram presentes e acolheram demandas da população da Audiência Pública, realizada à tarde.
No ônibus da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a feirante Vanderleia Lourenço Fagundes, pode levar a documentação para atualizar o seu cadastro e garantir a regularidade de seu sustento. A moradora da Z3 atua há quatro anos em uma banca onde comercializa filés tainha, corvina, risoles e bolinhos de peixe às quartas, quintas e sextas-feiras, na rua Mário Peiruque, no Areal.
Vanderleia foi uma das primeiras pescadoras feirantes a realizar o procedimento, aberto no evento pela SDR, que começou a fornecer informações e receber a documentação que será encaminhada diretamente para a Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), responsável pelo licenciamento das atividades. O licenciamento anual precisa ser efetuado até julho.
AO ALCANCE DA COMUNIDADE
A descentralização dos órgãos do governo municipal também proporcionou à comunidade local acessar informações da Secretaria de Saúde (SMS) que tirou dúvidas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), saúde bucal, mental, vigilância sanitária e Primeira Infância Melhor (PIM). A preservação da natureza foi incentivada pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) que distribuiu mudas de plantas em troca de lixo eletrônico.
Para a criançada, o que não faltou foi diversão. A Secretaria de Educação e Desporto (Smed) levou brinquedos infláveis, fez pinturas faciais e agitou a garotada com várias abordagens recreativas. Os pequenos também puderam aprender sobre as regras de circulação através das simulações de tráfego da Escolinha de Trânsito, da STT e com o teatro de fantoches do projeto Zooando na Escola, da SMS. Tudo isso com a distribuição de pipoca e algodão doce e refrigerantes Schin.
A importância da prática esportiva também esteve em alta entre as recomendações do dia, com um aulão de ritmos, do programa Vida Ativa. Na Cultura, o show de Solon Silva animou o público. Na Assistência Social (SAS), a doação de roupas e calçados foi um dos atrativos que chamaram a atenção. A moradora Cleia Maria Mota Machado ficou muito satisfeita em ver tantos serviços oferecidos gratuitamente perto de casa. “Eu nunca tinha visto nada assim antes”, destacou Cleia.
REQUALIFICAÇÃO DA ORLA
O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jair Seidel, falou sobre a importância de fomentar a economia da Colônia de Pescadores, que voltou a ter sucesso nas safras de pescado, com o investimento no potencial turístico da região. A SDR trabalha em um estudo de requalificação da orla no qual está prevista a arborização do trecho de praia da Z3, a organização de estacionamentos e limpeza da faixa de areia. “Temos uma praia linda, precisamos atrair as pessoas de outros bairros para a Z3 para desenvolver a economia local ao fazer daqui um polo turístico”, apontou Seidel.
As secretarias de Governo, de Obras e Pavimentação (Smop), SGCMU, de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sdeti), o Sanep, o Procon e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS) também estiveram presentes e forneceram informações direto à população. Entre os parceiros, participaram Ótica Diniz, O Boticário, Escola de Cabeleireiros Edward, Vira Tampa Solidária e Erva-mate Baturitê.