O lixo que vira moda na passarela
Sanep e Cavg realizam desfile na Bibliotheca Pública, dentro da programação do Dia do Patrimônio
Um desfile de moda cujas roupas são confeccionadas com o uso de materiais recicláveis é a proposta de participação do Sanep, através do Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) e do Departamento de Processamento de Lixo (DEPL), na programação alusiva ao Dia do Patrimônio. O projeto denominado Recicla Moda foi desenvolvido em parceria com o Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do Campus Pelotas-Visconde da Graça (CAVG/IFSul).
A proposta é fazer com que as cooperadas das cinco Cooperativas de Trabalho e Reciclagem de Resíduos, conveniadas à autarquia, produzam as confecções e desfilem os modelos confeccionados a partir de materiais recicláveis oriundos dos galpões.
Todo o trabalho de modelagem e confecção está sendo feito no próprio Cavg sob a coordenação de professores e alunos e as cooperativadas que se reúnem todas as tardes para dar conta da produção. A disponibilização do material não reciclável para o projeto fica por conta do Sanep.
À medida que o trabalho vai evoluindo surgem novas ideias e propostas de complementos para as roupas e a equipe pretende desenvolver, também para o desfile, os acessórios que complementarão os looks.
O primeiro desfile será no domingo às 15h, na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP). A atividade é aberta ao público.