O PRIMEIRO : Itaqui está confirmado
Jogador já treina no Bento Freitas e será um polivalente no grupo xavante
O meio-campista Itaqui é o primeiro contratado do Brasil para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B – competição que começa em um mês. O jogador já está no Bento Freitas e será oficialmente apresentado nesta quarta-feira. É o primeiro de vários que devem chegar ao clube neste processo de reformulação do elenco, considerando as particularidades do campeonato, que exige qualidade e quantidade de atletas.
Odacir Pereira da Silva, 29 anos, começou a carreira nas categorias de base do Grêmio e chegou a jogar na equipe principal em 2007. Na sequência, ele atuou, por empréstimo, nas equipes de Paulista, Náutico e Guarani. Teve momento de destaque nos times caxienses – primeiro no Caxias e, depois, no Juventude. No ano passado, Itaqui disputou a Série D pelo Boa Esporte. Nesta temporada esteve no São Bento, de Sorocaba.
É do tipo de jogador multifuncional. Pode jogar de volante e na lateral-esquerda, mas revela sua preferência pela segunda função do meio-campo. Uma de suas principais virtudes é a bola parada, com a perna esquerda (o chute forte).
No ano passado, o Brasil contou com 29 jogadores no Brasileiro da Série B. Número superior aos 24 atletas, que formaram o elenco na disputa do Gauchão. Isso indica que haverá uma dezena de contratações nesta intertemporada – até porque alguns dos 12, que ficam sem contrato, não devem permanecer na Baixada.
Elias foi titular do Brasil no segundo turno da Série B de 2016. Ele foi dispensado pelo Figueirense (numa lista de cortes do time catarinense) e tem seu nome citado para retornar ao Bento Freitas. Já Thiago Alagoano – outro integrante da lista de especulações – está com pré-contrato firmado com o Joinville.