OBJETOS FURTADOS : Dois jovens são presos pela Defrec
Uma operação desencadeada ontem pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas prendeu dois suspeitos de integrarem uma das organizações criminosas que disputam pontos de tráfico de drogas na cidade. Os agentes também encontraram dois revólveres calibre 38 com a numeração raspada e objetos que seriam oriundos de roubo em uma casa no Loteamento Vasco Pires, no Bairro Areal, que seria usada como uma base de operações criminosas do grupo. Um dos acusados era foragido do Presídio Regional, onde cumpria pena por roubo.
As investigações iniciaram após um jovem de 17 anos ter sido baleado durante assalto no Areal, no dia 23 de março. Conforme o registro de ocorrência, a vítima e outro jovem caminhavam pela via quando foram abordados por quatro pessoas. O grupo teria anunciado o assalto e roubado os pertences – celulares e documentos – dos rapazes.
Devido à demora dos menores para entregar os objetos, os criminosos então agrediram o adolescente de 15 anos com uma coronhada na cabeça. Ele fugiu e se escondeu na casa de uma vizinha. Já o adolescente de 17 anos foi baleado e socorrido por um morador da região. O jovem foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Pelotas, onde foi submetido a uma cirurgia.
OPERAÇÃO AVANTE : Menor com meio quilo de droga
A Brigada Militar realizou na quarta-feira mais uma edição da “Operação Avante” desenvolvida por integrantes do 4º Batalhão de Polícia Militar com a finalidade aumentar a segurança da comunidade, atuando preventivamente e retirando criminosos e armas das ruas, coibindo o cometimento de delitos.
Os policiais militares percorreram diversas áreas da cidade. Cerca 72 pessoas foram abordados, 36 veículos fiscalizados, um homem foi preso, um menor de idade e meio quilo de maconha foram apreendidos.
Esta operação tem sido realizada semanalmente pela Brigada Militar em área que registram maior incidência de delitos e maior contingente de pessoas.
◘ Olimpíadas
O governo do Estado não vai mais ceder policiais militares para atuar nos Jogos Olímpicos deste ano no Rio de Janeiro. A comunicação foi feita ontem pelo governador José Ivo Sartori, que informou também que a Secretaria da Segurança Pública está empenhada em verificar outras maneiras do Estado contribuir para o evento.
De acordo com Sartori, a cedência só ocorreria se fossem deslocados policiais militares que exercem funções na área administrativa. “O estudo técnico que me foi apresentado mostra que isso não é possível. Não temos como autorizar a retirada de nenhum policial da atividade de rua. Nossa prioridade absoluta é a segurança da população do RS”, afirma.
◘ Foragido
Na tarde de ontem, por volta das 16h40min no Parque Fragata no Capão do Leão, policiais militares do 4º BPM, com informações do Serviço de Inteligência, abordaram M.R.A., de 25 anos, que tinha em seu desfavor um mandado de prisão.