Objetos históricos são furtados de prédio municipal
Foram subtraídos 12 florões da antiga Secretaria de Finanças
Entre a noite de terça (04/10/2016) e madrugada de quarta-feira (05), foram furtados 12 florões que ornamentavam as portas externas do prédio municipal situado na praça Coronel Pedro Osório, nº 67, na esquina das ruas 15 de Novembro e Lobo da Costa, onde já funcionaram o Banco do Brasil e a Secretaria de Finanças do Município.
Os florões roubados têm as seguintes características: forma circular com 21 cm de diâmetro, com um parafuso em forma de pino central de 5,5 cm que prende a peça na porta do prédio. Foram furtadas seis peças da porta central localizada na esquina, em diagonal com o Paço Municipal, e outras seis na porta lateral localizada pela rua 15 de Novembro, de frente para o Mercado Central.
Arquiteto da Secretaria de Cultura (Secult), Fábio Caetano informou que somente uma análise por um especialista pode constatar com exatidão o material que compõe as peças, mas pelas características e alterações sofridas na aparência com o passar dos anos, parece se tratar de uma liga de bronze e latão.
Caetano explica que assim que soube do ocorrido solicitou a retirada das quatro peças restantes preventivamente para evitar um novo furto. A Secult apela para que ninguém, principalmente as casas de antiquários ou colecionadores, adquira estes objetos de terceiros. “As peças tem um significado que vai além do valor material e estético. São parte do patrimônio histórico que conserva elementos do lugar, de um povo, de sua identidade cultural, criando personalidades únicas para cada cidade”, complementa o arquiteto.