Obra de restauro da Catedral sofre furto de materiais
Canteiro de obras do restauro da nave central da Catedral São Francisco de Paula foi invadido e teve materiais furtados
Os trabalhadores que atuam na obra de restauração da cobertura da Nave Central da Catedral São Francisco de Paula foram surpreendidos na manhã da última terça-feira(30). Parte da estrutura dos andaimes, cordas e cabos de aço do para-raios foram roubados durante a madrugada. O padre Luiz Boari, pároco da igreja, registrou um boletim de ocorrências e solicitou, através de ofício, apoio da Guarda Municipal durante as rondas noturnas pela cidade. “Ficamos surpresos pela ousadia, já que além da proteção de tapumes em metal, temos concertina em todo o entorno da lateral do templo”, destaca o padre.
Segundo o mestre de obras, Luiz Antônio Gallho, da empresa Arquium Construções e Restauro é a terceira vez que acontecem invasões, só que desta vez a quantidade de materiais foi bastante significativa. “Foram 13 peças de andaime, além de 35 metros de corda e 15 metros de cabos de aço”, destacou. Ele lembra que além do prejuízo em uma iniciativa que visa restaurar e preservar um patrimônio histórico tombado, a atitude dos ladrões é um risco à vida, já que os andaimes superam a altura do prédio. “Estamos providenciando cerca elétrica e reforço em todos os meios de segurança e conclamamos à comunidade que quando observarem movimentos suspeitos durante que acione as forças de segurança”, salienta Boari.
A obra tem previsão de duração de 12 meses e tem como foco a restauração do telhado da nave central da Catedral e é coordena apela arquiteta Simone Neutzling. Marco zero da fundação da cidade, o prédio tem proteção em nível estadual, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e Nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (IPHAN). Atualmente a Catedral realiza mais uma das etapas de restauração do prédio, a cobertura da Nave Central, financiada com recursos via Lei de Incentivo à Cultura/RS.