Diário da Manhã

sexta, 03 de maio de 2024

Notícias

OBRAS DA CIDADE : Liberação da Juscelino depende da remoção de postes

23 agosto
09:11 2017

Quatro postes com rede de alta tensão, localizados na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, imediações do entroncamento com a rua General Neto, começaram a receber desvio da fiação para retirada das estruturas. Parte do sistema já foi removido.

PARTE do sistema já foi removido

PARTE do sistema já foi removido

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) informa que os postes representam um dos impedimentos para liberação do trânsito na parte duplicada daquela via. Há poucos dias, a CEEE expediu permissão para intervenções naquelas estruturas e o trabalho começou de imediato.

O pontilhão metálico para travessia de pedestres, que será colocado sobre o canal, nas imediações do residencial Village, está em produção. Este item também é aguardado para que o trânsito seja liberado na pista duplicada.

Sinalização turística é instalada

Pelotas está a um passo de receber nova sinalização turística. Cinquenta estruturas para placas aéreas de 2,5×1,2m começaram a ser implantadas, pela avenida Fernando Osório. A empresa Sinasc Sinalização e Construção de Rodovias Ltda, vencedora da licitação, abre os buracos com 1,2m de profundidade, assenta os postes metálicos e os concreta na base. Na semana que vem, será o início da colocação das placas, ocorrerá nesta semana.

AV. FERNANDO Osório é a primeira a receber as placas

AV. FERNANDO Osório é a primeira a receber as placas

A nova sinalização turística da cidade contará com 88 placas – 76 grandes, para orientação de motoristas, e 12 menores, para informação a pedestres. O projeto está orçado em R$ 430 mil, com cobertura financeira do Ministério do Turismo, sem despesas para a Prefeitura.

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) coordena a execução do projeto. As placas aéreas indicarão a localização de destinos e as menores mostrarão textos, imagens e mapas de pontos turísticos. 

Trabalhadores preparam Calçadão para concretagem

Equipe da ACR Construtora de Obras Ltda, durante toda a semana, vai desenvolver trabalho de nivelamento da quadra do Calçadão que passa por intervenções de requalificação – entre as ruas General Neto e Sete de Setembro. Entre as ações, estão a remoção do excesso de aterro e pedras e a substituição de tubo de drenagem pluvial danificado pelo movimento de homens e máquinas para, depois, ser espalhada a mistura de brita e areão que servirá de base para a concretagem.

TUBO de drenagem fluvial está sendo substituído

TUBO de drenagem fluvial está sendo substituído

Além da modernização do sistema de drenagem pluvial, aquela quadra recebe mais uma rede de esgoto. Como cuidado para redução da poluição visual, o projeto traz redes subterrâneas de fios de telefonia, TV a cabo e internet. Novo mobiliário urbano vai se somar ao paisagismo, no qual a iluminação ornamental também está inserida.

Após executada a base de concreto, a quadra estará pronta para receber o piso novo, padronizado.

Concretagem nas paradas de ônibus da Duque de Caxias 

Mais uma etapa de execução do projeto de requalificação da avenida Duque de Caxias está perto de ser concluída. Faltam poucas paradas de ônibus – das 42 existentes ao longo da via (21 de cada lado) – para receber a placa de concreto na pista correspondente aos locais de embarque e desembarque de usuários. No momento, as equipes trabalham na praça 20 de Setembro, nas imediações do IFSul.

EQUIPES trabalham na Praça 20 de Setembro, perto do IFSul

EQUIPES trabalham na Praça 20 de Setembro, perto do IFSul

O projeto de requalificação prevê concretagem da pista junto às paradas de ônibus porque o material é mais resistente do que o asfalto, não sofrendo danos maiores com as manobras dos veículos pesados.

Simultaneamente ao trabalho de homens e máquinas que atuam na escavação, preparação da base e concretagem junto às paradas de ônibus, outra equipe realiza a substituição dos meios-fios antigos do canteiro central da praça 20 de Setembro e em outros pontos da avenida Duque de Caxias. Em paralelo, também evoluem as obras da nova ciclovia.

A requalificação da Duque envolve o investimento de R$ 19,5 milhões (recursos federais e contrapartida municipal), aplicados em nova pavimentação asfáltica, drenagem, esgoto, meios-fios, calçadas, ciclovia, pista para caminhadas, acessibilidade, sinalização e duplicação de trecho até o entroncamento com a BR-392. A execução é feita pela MAC Engenharia Ltda com controle da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções