Obras da UPA Bento estão 68% concluídas
Nesta semana, uma frente de trabalho fará a colocação do forro em todas as instalações da Unidade
A equipe responsável pela execução da obra de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bento atua nos acabamentos em gesso, piso cerâmico, pintura, rede elétrica e esgoto pluvial e cloacal. O objetivo é acelerar o projeto, que já está 68% concluído. Vinte e oito trabalhadores da empresa Marques Imóveis Construtora e Imobiliária trabalham no local.
A médica auditora da Secretaria de Saúde (SMS), Lilian Yurgel, informa que já estão 100% instalados os pontos de gás para uso terapêutico e a rede lógica também está completa. Na próxima semana, uma frente de trabalho fará a colocação do forro em todas as instalações da UPA.
A Unidade, de porte 3, possuirá 1.840 m² de área construída em terreno de 5.690 m² cedido pela prefeitura. A estrutura será dividida em oito consultórios, sendo um odontológico. Também vão integrar a UPA, salas de classificação de urgência, de observação, de inalação, de exames, de coleta de sangue, de raio-x, de enfermagem, de urgência, de hipertensos e de isolamento (para casos infectocontagiosos), além da parte administrativa.
A UPA Bento teve sua obra retomada em julho, depois de um período paralisada por responsabilidade da empresa vencedora da licitação, que não cumpriu determinações do contrato. A segunda colocada no processo, a Marques Imóveis Construtora e Imobiliária, foi contratada para assumir o andamento do projeto. A segunda fase foi orçada em R$ 2,11 milhões. O valor total para construção da Unidade foi fixado em R$ 3,7 milhões.
O funcionamento da UPA será de 24 horas por dia nos sete dias da semana. A capacidade de atendimento, devido ao porte 3, é de 350 pessoas diariamente. O objetivo é desafogar ainda mais a procura pelo Pronto Socorro de Pelotas (PSP), reservando-o apenas para os casos específicos de urgência e emergência.