Diário da Manhã

domingo, 12 de janeiro de 2025

Notícias

Obras do calçadão estão dentro do prazo

Obras do calçadão estão dentro do prazo
12 abril
09:16 2017

Mestre de obras, pedreiros, eletricista, carpinteiro e serventes fazem parte da equipe que trabalha na requalificação do Calçadão central.

Mais de dez homens atuam em todas as frentes de trabalho que estão concentradas na primeira quadra do projeto – entre as ruas Voluntários da Pátria e General Neto. As intervenções estão decorrendo dentro do prazo previsto.

Ao comentar que grandes mudanças serão implementadas, o gerente do projeto, arquiteto Pablo Crespi, da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), informa que o piso será todo substituído por lajotas de concreto 50×50 centímetros e que a fiação de telefonia, dados, lógica e TV a cabo será subterrânea, assim como a alimentação dos postes metálicos para iluminação, despoluindo o visual do Calçadão.

DENTRO de 45 dias, equipe já estará na segunda quadra

DENTRO de 45 dias, equipe já estará na segunda quadra

O arquiteto complementa dizendo que os canteiros serão mantidos e os bancos serão ampliados em volta das árvores principais. Os postes de concreto, dos fios de energia (da CEEE), localizados à direita sentido norte/Centro, serão mantidos com as redes de média e baixa tensão. No eixo central do Calçadão, haverá postes metálicos, com luminárias de led.

O projeto de requalificação do Calçadão está orçado em R$ 3.972.297,16. A empresa ACE Construtora de Obras Ltda, vencedora da licitação, está executando as obras e conta com 18 meses para concluí-las. Esgoto e manutenção de drenagem fazem parte das intervenções, assim como o alargamento das calçadas da rua Sete de Setembro, entre o chafariz e a General Osório, e da Marechal Floriano, entre 15 de Novembro e Osório, passeios da direita, sentido Centro/bairro. A Andrade Neves, entre Floriano e Lobo da Costa, será aberta para o trânsito de veículos.

OPINIÕES
“Tudo isso é para melhorar a cidade”, afirma a estudante de Fisioterapia, Carolina Silva Machado. Para ela, a requalificação do Calçadão é propícia e importante para se somar ao crescimento de Pelotas, “que é visto em toda a parte”.

Guinter Leitzke, morador no bairro Três Vendas, é frequentador assíduo do Calçadão. “A obra é importante para modernizar o Centro, que estava muito antigo. A reforma vai atrair turistas e mais pelotenses. A equipe do Governo está arrumando a cidade. Aqui, a gente vem para encontrar amigos. É um local de convivência.”

Matheus Duarte e a namorada Elizabete moram no Simões Lopes e também aprovam a reforma do Calçadão. Eles frequentam o local tanto para compras como para passeios. “Estava na hora de mudar o visual do Centro. A transformação será boa para o comércio e para os consumidores. O investimento do Poder Público é válido”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções