OBRAS PELA CIDADE : Avançam os trechos em obras na Av. Ildefonso Simões Lopes
A avenida Ildefonso Simões Lopes passa por grande transformação. Desenvolvem-se simultaneamente dois projetos de requalificação – um a cargo da Construtora Pelotense, entre a avenida Leopoldo Brod e o Corredor Um da Sanga Funda; o outro sob responsabilidade da empresa Bripav Britagem e Pavimentação, do Corredor Um à avenida Alfredo Theodoro Born. As duas intervenções são profundas na infraestrutura original da Ildefonso e chegaram para mudar a vida dos moradores daquela área da cidade.
O primeiro trecho corresponde a 1.720 metros de extensão, que contam com pavimentação asfáltica. O investimento é de mais de R$ 3 milhões, financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE).
A prefeita Paula Mascarenhas e o vice Idemar Barz, acompanhados pelo secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Paulo Morales, e por técnicos da Seplag e da Construtora, visitaram as obras.
“É uma grande obra; uma das mais importantes do Governo, porque a comunidade há muito esperava por essa transformação. As pessoas estão felizes”, ressaltou a prefeita.
Os próximos passos para conclusão do trecho serão a sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas) e a instalação dos abrigos padronizados do transporte coletivo nas 16 paradas (oito de cada lado), com piso de concreto e rampas de acessilidade.
As obras de drenagem, já finalizadas, incluíram tubulação em todas as travessias correspondentes às valas, além de caixas para acesso ao sistema, com tampas. O projeto também contemplou a via com meios-fios, junto aos quais será plantada grama.
SEGUNDO TRECHO
O segundo trecho em obras na Ildefonso possui 440 metros de extensão – do Corredor Um à avenida Alfredo Theodoro Born (Estrada dos Maricás). A pavimentação com asfalto novo está em andamento.
O trecho recebeu significativa intervenção de drenagem, acabando com as valetas. No projeto de requalificação, constam meios-fios (já colocados), construção de passeios públicos e acessibilidade, além de uma ciclofaixa e sinalização. A prefeita destacou a qualidade das obras dos dois trechos.
O secretário Paulo Morales informou que equipe da Seplag realizará estudo do solo existente sob a ponte de madeira da sanga, para definir se a atual e precária estrutura será substituída pelo sistema de aduelas ou por uma ponte nova.
OPINIÕES
Durante a caminhada pela avenida em obras, Paula e Idemar ouviram manifestações de diversos moradores. Cleusa Araújo Ribeiro reside há 26 anos naquela avenida e, defronte a sua casa, moram seus pais, há 36 anos.
“O Centro da cidade parece que está mais perto do que antes. Agora, ficou rápido para se deslocar. Antes, evitávamos sair. Com o asfalto e sem buracos, os carros andam bem”, relatou.
A opinião de Cleusa é a mesma de Elisiane Krüger e de Ildomar, comerciante com estabelecimento há 20 anos na avenida Ildefonso Simões Lopes.
“Não tinha nada de bom. A poeira era um transtorno para a gente. As prateleiras juntavam pó. Agora mudou tudo. Está melhor até para acesso ao comércio”.