Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Obras vão melhorar acesso ao Porto

Obras vão melhorar acesso ao Porto
10 junho
09:35 2016

A área de acesso ao Porto de Pelotas está prestes a passar por transformações. Na próxima segunda-feira, iniciam-se as obras de requalificação de quatro vias da rota de acesso ao terminal portuário de embarque de toras de madeira.

As intervenções serão realizadas por meio de um convênio entre o Município e a CMPC Celulose Riograndense Ltda, firmado nesta quinta-feira (9/6/16), no Paço Municipal.

Com o investimento de R$ 1,25 milhão, serão asfaltadas as seguintes vias de acesso ao Porto:

  • Rua Saturnino Brito, entre avenida Brasil e Manduca Rodrigues;
  • Rua Manduca Rodrigues, entre Saturnino Brito e Almirante Tamandaré;
  • Rua Santos Dumont, entre Almirante Tamandaré e Conde de Porto Alegre;
  • Rua Conde de Porto Alegre, entre Santos Dumont e Dona Mariana.
CONVÊNIO foi firmado entre a prefeitura e a CMPC Celulose Riograndense

CONVÊNIO foi firmado entre a prefeitura e a CMPC Celulose Riograndense

As obras serão executadas durante dois meses pela Construtora Pelotense, sob a responsabilidade da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP).

“Este convênio vai permitir, além da requalificação do acesso ao Porto, a geração de empregos e melhorias para a cidade. As obras públicas em andamento pela prefeitura geram mais de mil empregos diretos e as operações com cargas de madeira, na cadeia logística, promoverá mais 800. O contexto indica que Pelotas anda na contramão do quadro nacional”, afirmou o prefeito Eduardo Leite, no ato de assinatura do convênio.

O gerente de projetos da CMPC, Otemar Alencastro dos Santos, disse que “a assinatura do convênio faz parte do sonho de ocupação integral da hidrovia”. A partir de 1º de outubro, o terminal do Porto de Pelotas soma-se às operações, embarcando as toras de madeira produzidas na região para a unidade industrial da Celulose Riograndense em Guaíba, via Lagoa dos Patos.

A Sagres Agenciamentos Marítimos, responsável pelas operações hidroviárias da CMPC, realiza pesquisa quanto à aceitação social de revitalização da área do Porto. Contato direto com a população aponta-a como favorável às intervenções, assim como estudantes e servidores de diversos cursos da Universidade Federal, em funcionamento naquela área da cidade.

A ASSINATURA do convênio foi prestigiada pela vice-prefeita Paula Mascarenhas, pelos secretários Fernando Estima e Jair Seidel, respectivamente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da UGP; pelo representante da Secretaria de Qualidade Ambiental, Fabrício Tavares; pelo chefe da Divisão do Porto de Pelotas, Cláudio Oliveira; pelo diretor da Sagres, Ivan Faria; pelo gerente de Operações Florestais da CMPC, Luiz Bazzo; pelos assessores especiais Paulo Morales e Luiz Antônio Caminha e imprensa.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções