Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Oficina de Justiça Restaurativa e Construção da Paz em Pelotas

24 novembro
08:36 2015

Círculos restaurativos e de construção da paz estão se tornando realidade nas escolas da rede municipal de Pelotas, trabalho que é fruto de parceria entre o  Município de Pelotas e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul para a implantação de Núcleos de Justiça Restaurativa nas escolas de rede municipal com o objetivo de prevenir e tratar a violência ocorrida no ambiente escolar e em seu entorno.

Na quinta-feira, orientadores educacionais da rede municipal de Pelotas participaram de oficina para tratar de temas relacionados à implantação de justiça restaurativa no ambiente escolar como forma de desenvolver valores como respeito ao próximo, perdão, entendimento e construção da paz.

Os trabalhos foram conduzidos pelos facilitadores de justiça restaurativa Marilaine Furmann, Marília Reis Gonçalves, Francisco Ferreira, Vilma de Souza e supervisionados pelo Juiz Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (CEJUSC), Marcelo Malizia Cabral.

De acordo com Malizia, “neste novo modelo de gestão de conflitos, Justiça e Escola, de mãos dadas entre si e também com estudantes, professores, servidores e comunidade, desenvolvem ações para prevenir e tratar a violência presente no ambiente escolar e em seu entorno, resgatando, por meio do diálogo, da empatia e da autorresponsabilização, princípios éticos e morais necessários ao convívio social harmônico, com a utilização de ferramentas da Justiça Restaurativa”.

Para o vice-diretor da Escola Brum de Azeredo onde as práticas restaurativas estão implantadas há um ano, Manoel Fernando Andrade de Moura, o trabalho da Justiça Restaurativa e os círculos restaurativos estão desenvolvendo um ambiente mais pacífico na escola, melhor convivência nas salas de aula, o resgate de valores e a mudança de comportamento nos alunos.

NESTE ano diversos profissionais foram capacitados

NESTE ano diversos profissionais foram capacitados

JUSTIÇA RESTAURATIVA – O CEJUSC da Comarca de Pelotas conta com 25 facilitadores justiça restaurativa capacitados pelo TJRS desde 2013, em curso ministrado pela Escola Superior da Magistratura, sob a responsabilidade de Kay Pranis, americana, líder internacional em Justiça Restaurativa.

Desde então houve implantação de círculos de construção da paz em escolas e também para o tratamento de conflitos encaminhados pelas varas criminais, da violência doméstica e da infância e juventude de Pelotas.

No ano de 2015 a estratégia de trabalho em Pelotas foi a capacitação de profissionais de instituições parceiras a fim de que desenvolvam círculos de construção da paz e de tratamento de conflitos em seus respectivos âmbitos.

Foram capacitados profissionais ligados à Promotoria Regional da Educação de Pelotas, ao CREAS, ao Centro de Atendimento Socioeducativo, à Casa de Semiliberdade, à Delegacia da Mulher, ao Presídio Regional de Pelotas, à Guarda Municipal e às Escolas Municipais Almirante José Saldanha da Gama, Mário Meneghetti, Jornalista Deogar Soares e Núcleo Habitacional Dunas, sendo que estes novos agentes estão atuando na prevenção e no tratamento de conflitos institucionais, escolares, familiares e comunitários que envolvam alguma forma de violência, com a utilização de métodos autocompositivos capazes de propiciar a responsabilização, a reparação e a restauração de pessoas e relacionamentos fragilizados por um conflito.

Os círculos restaurativos também podem ser acessados nos Centros de Referência em Assistência Social de Pelotas (CRAS) e na Universidade Católica de Pelotas, fruto de convênio do TJRS com as instituições.

CONTATO –  O atendimento do CEJUSC é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na sala 706 do Foro de Pelotas, 7.º andar, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, telefone (53) 32794900, ramal 1737, e-mail [email protected].

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções