Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

Oficinas abertas à participação popular

15 abril
09:46 2015

Aos domingos das 14h às 16h, oficinas gratuitas de iniciação teatral na esplanada à Praça Cel. Pedro Osório 

Por Carlos Cogoy

Andy Marques cursa artes visuais. Paulista, há seis anos está ligada ao teatro. Em São Paulo integrou a Cia. Saúvas de Teatro. Marco Antonio Duarte estuda teatro na UFPel. Proveniente de São Paulo, também participou da Cia. Saúvas. Cid Branco desde os anos oitenta, dedica-se à interpretação e direção teatral. Entre os personagens que marcaram sua trajetória artística, está a interpretação do “clown” Cid “Tropesso”. Após quase quinze anos residindo em Rio Grande, está de volta à cidade e começando a formação em teatro na UFPel. Na universidade, encontraram-se, trocaram ideias e, reunindo experiências, criaram a Cia. “Ubuntu” de teatro. Andy salienta que o conceito africano significa “Sou quem sou, pelo que nós somos”. Com base na proposta coletiva e popular da Cia., o grupo desde domingo começou a oferecer oficinas abertas de iniciação teatral. Para participar, idade mínima de catorze anos. A oficina gratuita acontece aos domingos à tarde à Praça Cel. Pedro Osório.

Atores Andy Marques, Marco Antônio Duarte e Cid Branco divulgam Cia.

Atores Andy Marques, Marco Antônio Duarte e Cid Branco divulgam Cia.

DESCENTRALIZAR – Com base em Paulo Freire e Augusto Boal, a ideia da Cia. é a descentralização cultural. E Cid acrescenta que a ênfase será o teatro de rua, principalmente com a “intervenção urbana”. Ele menciona: “Ao invés de deslocar estrutura, com a intervenção estaremos criando espetáculo a partir do que é oferecido pelo espaço público”. Para Andy: “Concebemos uma troca de saberes, estimulando o reconhecimento de si, do outro e também do espaço”.

INTEGRANTES – “Ubuntu” também conta com Grazielle Bessa – paulista que integrou a Cia. Antropofágica -, Naylson Costa – estudante de letras e ex-integrante da “Saúvas” em São Paulo -, Kellen Ferreira e Johann Ossane que cursam teatro na UFPel, e Nadine da graduação em dança. 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções