Diário da Manhã

quinta, 02 de maio de 2024

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OFTALMOLOGIA : Secretaria de Saúde agiliza os atendimentos

08 novembro
21:09 2016

Do início de janeiro ao final de outubro deste ano, a Secretaria de Saúde (SMS) encaminhou 570 consultas e 299 cirurgias oftalmológicas de facectomia (catarata), vitrectomia (retinopatia diabética, glaucoma e deslocamento de retina), e aplicação de laser.

Os processos foram possíveis graças à parceria firmada entre o Município e a Santa Casa de Caridade de Bagé, somada ao atendimento prestado pelo Serviço de Oftalmologia da Beneficência Portuguesa de Pelotas. Todos os procedimentos atendidos, por esta parceria, são sem custos para os pacientes.

Dona Umbelina Damé Porto é uma das pessoas beneficiadas. Já operou os dois olhos e, aos 75 anos, diz que “a vida clareou”. Ela passou pela primeira cirurgia há três anos, na Beneficência Portuguesa. A segunda foi realizada em Bagé, há dois meses. “Estou muito bem; vivendo uma vida nova. Só preciso de óculos para perto, e o grau é baixo. Na semana que vem, vou a Bagé pegar a receita para os óculos. Tudo é gratuito. Não tive nenhuma despesa com as viagens, nem com os procedimentos. Fiz tudo pela Secretaria. A qualidade de minha vida melhorou 100%”, disse.

TODOS os procedimentos são sem custos para os pacientes

TODOS os procedimentos são sem custos para os pacientes

A secretária da SMS, Arita Bergmann, informou que, no dia 21 de novembro, às 14h, o oftalmologista bageense Marcelo Teixeira virá a Pelotas para uma reunião na sede da Secretaria. O objetivo é o planejamento de atendimentos dos pacientes pelotenses naquele município. A dinâmica visa reduzir cada vez mais a lista de espera pelos procedimentos oftalmológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ivan Nogueira, aos 60 anos, passou a enxergar dentro de 99% da normalidade. Há alguns anos, havia se submetido à cirurgia de catarata, em um olho, na Beneficência. Em abril deste ano, alcançou a grande recuperação de sua visão, operando-se do outro olho em Pinheiro Machado, para onde pacientes eram encaminhados pela SMS. Lá, chegaram a ser realizadas 45 intervenções entre outubro de 2015 e abril de 2016. “Na fase de recuperação, fiz tudo conforme o recomendado e readquiri minha capacidade de enxergar, ganhando um avanço na qualidade de vida”, comentou.

PASSO A PASSO

A primeira consulta é agendada através da Central e Regulação da SMS, que encaminha os pacientes à Santa Casa de Bagé. O transporte de ida e volta está sob responsabilidade da Secretaria e é gratuito, inclusive para um familiar que acompanha em todos os procedimentos (consulta, cirurgia, revisão). Uma técnica de enfermagem sempre vai junto.

Em Bagé, os pacientes apresentam ao oftalmologista os exames pré-operatórios realizados previamente – eletrocardiograma e hemograma completo – e são submetidos à avaliação oftalmológica já na primeira consulta.

Os primeiros encontros são realizadas sempre às quartas-feiras e as cirurgias, às quintas-feiras. Havendo necessidade de intervenção cirúrgica no segundo olho, o paciente retorna a Bagé em 45 dias após a realização da primeira. A Santa Casa daquele município realiza cerca de 25 a 30 cirurgias por mês.

O atendimento no Serviço de Oftalmologia da Beneficência Portuguesa dá-se da seguinte forma: havendo necessidade de cirurgia, são solicitados exames pré-operatórios oftalmológicos e exames clínicos, logo após a consulta. Se constatada a indicação do procedimento cirúrgico, o nome do paciente vai para uma lista de espera. Para inclusão na lista, o prazo tem sido de três meses e, a partir daí, em torno de 30 a 40 dias para ser chamado à cirurgia.

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