ONG apresenta projetos sociais e busca parceria da prefeitura
Membros da Organização de Proteção ao Adolescente e à Criança (Oppac) apresentaram seus projetos à vice-prefeita Paula Mascarenhas. A Banda Filhos do Sol, desenvolvida com os moradores dos abrigos institucionais da prefeitura, o Mosaico/Casemi – um centro de atendimento de semiliberdade para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas -, atendimento psicossocial, reforço escolar e apoio ao Jovem Atleta são alguns dos projetos desenvolvidos pela ONG.
A grande dificuldade é enfrentada, especialmente, com o Casemi, pela falta de atividades que possam inserir os adolescentes no mercado de trabalho. Paula explicou a possibilidade do engajamento da Oppac no Programa Capacitar, a ser lançado pela prefeitura nos próximos dias com o intuito de oferecer cursos de diversas áreas profissionais. Uma reunião será agendada para que a Oppac possa tratar do assunto com o secretário de Justiça Social e Segurança (SJSS), Tiago Bündchen.
A ONG foi fundada em março de 2008 com o objetivo de desenvolver projetos destinados a crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social que garantam o acesso aos direitos fundamentais, necessários para a promoção da autoestima e reinserção social.