ÔNIBUS : Bilhetagem vai ser pelo reconhecimento facial
Novo sistema eletrônico será anunciado dia 4 de maio e permite a integração tarifária
O consórcio vencedor do processo de licitação para prestação dos serviços de transporte coletivo de Pelotas vai implementar um sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus a partir do reconhecimento facial do usuário, e não mais pela impressão digital. O novo sistema vai entrar em vigor dia 31 de julho.
O representante do consórcio, advogado Enoc Guimarães, informa que a nova bilhetagem eletrônica será realizada pelo sistema Prodata – um dos maiores do Brasil no ramo e em funcionamento também em vários países, além de capitais brasileiras, regiões metropolitanas e em cidades brasileiras de grande porte. “O atual sistema foi um projeto que não se expandiu”, comentou, justificando a necessidade de modernização.
A modalidade de bilhetagem eletrônica a ser adotada em Pelotas é mais completa e permite a integração tarifária. “Com uma única tarifa, é possível o usuário utilizar mais de uma linha de transporte coletivo, até o destino desejado”, explica Guimarães.
No dia 9 de maio, inicia-se o processo de confecção dos novos cartões, que devem ser providenciados por todos os usuários. O anúncio da mudança será feito oficialmente no dia 4 de maio, no Salão Nobre da prefeitura, às 18h30min.
Dia 30 de julho é o último dia para utilização dos atuais cartões pelos usuários que têm benefícios de passagem diferenciada ou são isentos do pagamento, como estudantes, idosos, portadores de deficiências ou outros casos especiais.
VALE EXTINTO
Nos próximos dias, o consórcio – formado pelas empresas Santa Rosa, Santa Silvana, São Jorge, Santa Maria, Conquistadora e Laranjal – divulgará os locais onde, a partir do dia 9, os interessados poderão confeccionar os novos cartões. Além dos pontos fixos, haverá unidades volantes à disposição dos interessados. Os vales-transportes de papel serão aceitos somente até o dia 30 de junho. A partir daquela data, esse tipo de passagem não terá mais validade.