Operação apreende 250 kg de carne imprópria para consumo
Desde as primeiras horas da manhã de ontem, três equipes de agentes fiscais e motoristas da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde (Visa/SMS), soldados do Corpo de Bombeiros e integrantes da Brigada Militar (BM) realizaram uma operação conjunta em uma das principais via de acesso de Pelotas, com vistas à prevenção do abigeato e fiscalização do comércio de carnes.
A ação observou a regularidade dos alvarás sanitários dos veículos que realizam o transporte de alimentos perecíveis e não perecíveis. A Operação resultou na apreensão e inutilização de cerca de 250kg de carnes impróprias para o consumo (veja abaixo); notificação de veículos por não estarem com o alvará sanitário para transporte alimentar em dia; notificações de casas de carne por parte do Corpo de Bombeiros; e autuação de estabelecimentos por infrações sanitárias graves.
“Operações desta natureza já estão sendo organizadas para acontecerem de forma rotineira nesse período que antecede as festividades de final de ano”, informa o chefe de Departamento da Visa, Sidnei Louro Jorge Júnior.
A Operação vistoriou seis estabelecimentos e dois deles receberam notificações por irregularidades. Foram apreendidos:
- *aprox. 38kg de miúdos de frango fora de temperatura regulamentar e vencidos
- *10kg de linguiça suína fora de temperatura regulamentar
- *aprox. 115kg de embutido sem procedência;
- *aprox. 85kg de carne bovina fora de temperatura regulamentar
- *aprox. 3,5kg de carne suína fora de temperatura regulamentar.
Também participaram da Operação agentes de trânsito e guardas municipais.