Operação contra maus-tratos a equinos apreende um animal
Na terça-feira, a Prefeitura, através do Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa) — ligado ao Gabinete da Prefeita – realizou a quarta operação de combate a maus-tratos em cavalos. O objetivo é coibir o problema e orientar a população sobre os cuidados com esses animais, além de estimular os charreteiros a emplacarem as conduções e colocar faixas reflexivas para segurança. Ao todo, sete veículos de tração foram abordados durante a operação, e um animal foi recolhido por apresentar sinais de crueldade.
Conforme o Comupa, Henrique Fetter, até agora as ações haviam sido tranquilas, com foco na orientação e conscientização da comunidade sobre o tema. Esta foi a primeira apreensão realizada pelo grupo, que retirou o cavalo do proprietário por apresentar vestígios evidentes de negligência.
DIARIAMENTE, o setor de Apreensão de Animais da Prefeitura realiza o recolhimento de animais soltos em via pública. Depois disso, os proprietários têm até 30 dias para reaver o equino, a partir da data da apreensão, mediante pagamento de multa no valor de R$ 108,84. Após esse período, a Prefeitura os encaminha para doação.
Se ficar comprovado que o animal foi maltratado, o dono perde o direito de recuperá-lo, podendo ser penalizado por crime de maus-tratos. O recolhimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e os animais são encaminhados à Hospedaria. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (53) 3271-9244, na própria Hospedaria, ou (53) 3227-5442, pela SQA.