Diário da Manhã

quarta, 15 de janeiro de 2025

Notícias

OPERAÇÃO DELETE : Pelotas na rota de grupo que age com lavagem de dinheiro

OPERAÇÃO DELETE : Pelotas na rota de grupo que age com lavagem de dinheiro
26 outubro
09:00 2018

A Polícia Civil desencadeou operação para o cumprimento de 24 mandados

Charqueadas, Pelotas e Capão da Canoa. Nos três municípios, a investigação policial identificou conexões de grupo criminoso. Em Charqueadas, detido na Penitenciária de Alta Segurança, estaria na coordenação das ações. Entre os crimes atribuídos, estão o tráfico de entorpecentes e a lavagem de dinheiro. De acordo com a Polícia Civil, desde março houve o monitoramento do “modus operandi”. Além de estratégias para ampliar as vendas no mercado das drogas, foi verificado que o grupo dispunha de organização para destinar os recursos provenientes do tráfico. E, além do município litorâneo de Capão da Canoa, na rota do crime também consta Pelotas.

DEFREC – Ontem pela manhã, policiais desencadearam a Operação Delete, designação do ambiente digital, cujo significado remete ao fim de uma ação. Numa analogia com o grupo investigado, pode ser interpretada como a desarticulação da prática criminosa. Na “Delete”, trabalho de policiais da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Captura (DEFREC), que realizaram o cumprimento de 24 mandados de busca e apreensão. A operação abrangeu os três municípios.

LAVAGEM – Para “lavar” o dinheiro oriundo de práticas criminosas, o grupo constituía patrimônio, com investimento em imóveis, e também em veículos com alta cotação no mercado. Além de negócios no Estado, preferencialmente no litoral norte, também houve ações de “lavagem de dinheiro” no Paraná.

APREENSÃO de imóveis e contas bancárias. Conforme determinação judicial, a operação bloqueou catorze contas dos envolvidos. Noutra frente da operação, o “sequestro” de cinco imóveis dos criminosos.

FAMÍLIA – Na investigação policial, também foi arrolado que, além do preso na penitenciária de Charqueadas, uma família com extensa ficha criminal, estava à frente de inúmeras ações do grupo. 

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções